> > > Empório Hippo

Empório Hippo

Empório Hippo
Grande empório reúne restaurante à área de exposição de produtos e se integra ao entorno – respeitando os conceitos de urbanismo sustentável Foto/Imagem:Divulgação Bragaglia Arquitetura

Amplitude transparente

Localizado no munícipio catarinense de Palhoça, o Empório Hippo foi projetado para se tornar ícone arquitetônico da região, abrigando uma grande área de vendas para a rede de supermercados Hippo, além de restaurante, mezanino para funcionários, área de apoio para preparos, câmaras frias e área administrativa. “A proposta enfatiza uma arquitetura contemporânea e conceitual, com identidade forte, responsabilidade e consciência urbana. Ela parte dos preceitos e ideais difundidos na Cidade Pedra Branca – que defende o conceito de urbanismo sustentável –, assim como os anseios do empreendedor Hippo Supermercados”, destacam os arquitetos responsáveis Ricardo Bragaglia e Umberto Bragaglia – da Bragaglia Arquitetura.

A edificação impressiona os visitantes e usuários com a fachada formada por uma articulação de volumes – fazendo analogia à forma das árvores que brotam do chão. “Esses volumes partem como espelho dos elementos naturais da praça, em contraponto com a transparência e integração interior/exterior permitida através da extensa pele de vidro”, explicam. Os arquitetos também ressaltam a posição do empreendimento, que ocupa apenas uma pequena fração do espaço Pedra Branca. “Em relação à sua altura máxima, utilizamos somente um térreo com pé-direito duplo e um mezanino administrativo, respeitando a inserção e o impacto do projeto em relação ao entorno”.

A marquise externa segue junto ao passeio, a fim de proteger os visitantes e conectar a edificação aos elementos lúdicos naturais. As ‘árvores de aço’ – com uma cobertura fechada em alternância às telhas metálicas – também são utilizadas para proteger o empreendimento da luz solar. “A cobertura principal foi projetada em forma de asa-delta para melhor captação pluvial, sendo que sua inclinação frontal se abre para a praça”, destacam. O prédio conta com um grande estacionamento, utilizado também pelos outros comércios do espaço.

Espaços internos

O Empório conta com uma grande área de vendas, configurada para expor produtos especialmente selecionados. “O pé-direito de 6 m de altura atinge a excelência em ambientação e percepção espacial, enquanto a escolha de elementos como texturas de madeira para as paredes divisoras do depósito e o piso – ora de pedra basáltica polida, ora vinílico em tom de madeira – contrastam com o mobiliário e com a sanca de gesso preta”, enfatizam os arquitetos. A cozinha é totalmente transparente e permite aos visitantes total visualização da manufatura dos produtos de consumo.

Sustentabilidade e iluminação

O empreendimento foi projetado com soluções que visam a eficiência energética. “Utilizamos critérios de baixo consumo energético como iluminação natural, reuso de água das chuvas, telhas metálicas na cor branca para melhor reflexão solar e seleção de um sistema de ciclo de irrigação fechado para parede verde”.

A iluminação interna é definida pelos eixos que acompanham a estrutura metálica da cobertura. “Estes elementos metálicos marcantes dispostos nas cores branca (internamente) e preta (externamente) aprofundam e projetam a integração gerando leituras distintas sob a claridade do dia e o destaque da iluminação à noite”, explicam.

 


Fornecedores desta obra

Escritório

Bragaglia Arquitetura3 projeto(s)

Local: SC, Brasil
Área construída: 2.10000

Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo