> > > Residência de Toque Toque

Residência de Toque Toque

Residência de Toque Toque
Transparente e integrada à natureza, residência permite a entrada de luz natural e oferece aos visitantes a bela vista do mar Foto/Imagem:Demian Golovaty

Mar à vista

Com acesso direto à praia, essa residência de veraneio que explora vidro em profusão permite a entrada de luz natural e oferece aos visitantes a bela vista do mar. Localizada em um condomínio na praia de Toque Toque, no litoral norte paulistano, foi erguida em um terreno acidentado de modo que ficasse totalmente aberta e permeável.

De acordo com Beatriz Peyrelongue Azpiri, arquiteta responsável pelo projeto, a casa é vista como uma tenda sem laterais, integrada à natureza. “Não houve tanta preocupação com a privacidade em relação ao condomínio. A ideia era transmitir a experiência visual aos moradores, inserindo na casa a paisagem exuberante do entorno”, destaca.

Conforto térmico

A alvenaria é feita com blocos sílico-calcários, material escolhido por ser isolante termoacústico. “Ele ajuda a manter a casa fresca por dentro”, explica. A cobertura da residência é em laje moldada in loco.

Beatriz explica que, por motivos climáticos, o projeto formou beirais e recuos para permitir o uso da pele de vidro, recuada e protegida do sol e da chuva. Além disso, as aberturas nas fachadas proporcionam ventilação cruzada, gerando mais conforto térmico. “Esse detalhe garantiu bem estar aos ambientes. Ao longo da fachada da varanda – que funciona também como beiral – considerou-se um toldo de fachada externo vertical tanto para controle da intensidade luminosa quanto para amenizar a penetração da chuva”, ressalta.

 


Escritório

BPA Arquitetura3 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2001
Conclusão da obra: 2002
Área do terreno: 400
Área construída: 285

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo