> > > Residencial Alexandre Mackenzie - Favela Nova Jaguaré

Residencial Alexandre Mackenzie - Favela Nova Jaguaré

Residencial Alexandre Mackenzie - Favela Nova Jaguaré
Casas sobrepostas e prédios construídos com alvenaria estrutural formam o conjunto, que garante segurança e melhores condições de moradia aos habitantes da favela Foto/Imagem:Daniel Ducci

Conjunto dinâmico

O conjunto residencial Alexandre Mackenzie foi projetado pelo escritório Boldarini Arquitetura para reassentar parte das famílias que moravam nas áreas de risco da Favela Nova Jaguaré, em São Paulo. Os dois conjuntos de prédios – com 13 lâminas e 295 apartamentos – e os 11 lotes com 132 casas sobrepostas agora oferecem mais conforto e segurança aos moradores.

De acordo com o arquiteto responsável pelo projeto Marcos Boldarini, o conjunto é dinâmico. “Com os edifícios construídos de forma alternada e diferentes dimensões, o projeto explorou as relações entre o espaço público e o privado ao executar vias e áreas de uso coletivo que se integram ao viário do entorno, viabilizando novas conexões e criando a possibilidade de mobilidade e acesso”, explica.

As coberturas dos prédios servem como espaços destinados às atividades cotidianas. “Juntamente com o conjunto de espaços comuns, elas têm o objetivo de favorecer a socialização entre os moradores”, destaca o arquiteto. Além disso, no interior das residências, os quartos e os banheiros encontram-se na parte de trás do volume para garantir privacidade às pessoas.

Sistema construtivo

Para a construção do conjunto, o sistema utilizado foi a alvenaria estrutural. “A alvenaria foi realizada em blocos de concreto de 14 cm de largura, lajes pré-moldadas de 12 cm de espessura e dispositivos em estruturas metálicas, destinadas à conformação da circulação vertical – escadas para as casas sobrepostas – e demais elementos como pergolado, guarda-corpo, corrimão e gradis de fechamento”, conclui.

 

 


Escritório

Boldarini Arquitetura e Urbanismo4 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2008
Conclusão da obra: 2010
Área do terreno: 20.670
Área construída: 32.722

Tipo de obra:
Edifícios Residenciais
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo