> > > IRCAD

IRCAD

IRCAD
Localizado em São Paulo, o projeto do Centro de Treinamento IRCAD alinha tecnologia, saúde e arquitetura contemporânea no mesmo espaço Foto/Imagem:Cacalo - Arquivo IRCAD

Estrutura e tecnologia de ponta

O desejo de refletir a conquistada referência com o maior Centro de Treinamento em Cirurgia laparoscópica do continente e um dos três maiores do mundo, onde a medicina robótica, técnica, tecnologia, engenharia e arquitetura caminhassem juntas, motivou proprietários do IRCAD América Latina e arquitetos na idealização deste projeto. Após visitar o centro de treinamento na França, a arquiteta Bia Gadia, do escritório Bia Gadia Arquitetura, pôde conhecer de perto o fluxo e as necessidades de cada usuário, desde o técnico ao idealizador da obra. Começou, então, a busca por um espaço funcional requintado, que comportasse tecnologia de ponta.

“O maior desafio foi levantar a volumetria e detalhar ambiente por ambiente. No final, a planta baixa falava por si só ao reunir em vários espaços curvas e retas, integração de ambientes, natureza externa que envolve o edifício e a harmonia entre forma e função”, comenta a arquiteta Bia Gadia.

Soluções tecnológicas

O IRCAD é uma estrutura para especialização profissional e conta com auditório de 131 lugares, sistema audiovisual com imagens full HD 4k Digital e tradução simultânea em cinco idiomas. Além disso, o centro de treinamento cirúrgico tem 20 estações cirúrgicas, com capacidade para dois cirurgiões em cada mesa, todos conectados com sistema multimídia, transmissão simultânea e sistema de sonorização digital.

Concepção da fachada

A fachada foi feita toda em ACM e em vidro refletivo laminado, escolhido por aliar tecnologia e beleza e ainda acrescentar um alto grau de desempenho. “É um vidro de segurança. Em casos de acidentes, os fragmentos ficam presos na película, evitando ferimentos e mantendo a área fechada até que o mesmo seja trocado. Traz conforto acústico, reduz a entrada de ruídos externos, protege contra os raios UV, contribui diretamente para manter o ambiente agradável e oferece controle eficaz de luz e calor”, explica a arquiteta. Além desses atributos, o material tem fácil manutenção, prolonga a vida útil da construção e contribuir com a valorização comercial do empreendimento.

Contemporaneidade no projeto de interiores

O interior é marcado pela leveza e mobiliário ergonômico, no qual as linhas retas e modernas convivem com as curvas. As cores neutras predominam e as nuances vivas são bem-vindas em quadros e pequenos móveis. “Misturamos elementos modernos com clássicos. Móveis com objetos de história, design assinado e estampas da moda. Todos convivem no mesmo espaço em harmonia”, conta.

Diferencias de iluminação

O projeto de iluminação foi pensado por ambiente, de acordo com cada uso, objetivo e função. A arquiteta Bia Gadia cita alguns exemplos: “No centro Cirúrgico, o objetivo do projeto de iluminação foi minimizar a tarefa visual das equipes médicas e de enfermagem, oferecendo condições para os procedimentos se processem acontecerem com precisão, rapidez e segurança. O auditório tem um sistema de iluminação integrado, composto por uma iluminação geral, de palco, de contorno, de piso e dimerizada. Na fachada, a luz é cênica, de forma a valorizar a arquitetura como resultado de uma obra a ser contemplada”, finaliza a arquiteta.

Escritório

Bia Gadia Arquitetura2 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2010
Conclusão da obra: 2011
Área do terreno: 7.936
Área construída: 7.324

Tipo de obra:
Hospitais
Tipologia:
Saúde

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo