> > > Casa Pipa

Casa Pipa

Casa Pipa
De autoria do Bernardes Arquitetura, a Casa Pipa combina decoração contemporânea, ambientes integrados para a captação de luz natural e área de lazer privilegiada Foto/Imagem:Ruy Teixeira

Naturalidade em evidência

Com foco em investimento, um casal de empresários solicitou à equipe do Bernardes Arquitetura + Laer Engenharia o projeto arquitetônico de uma casa com 500 m² de área construída e desenhada em módulos horizontais. O resultado do protótipo foi uma experiência positiva, com obra rápida, garantia nos prazos, eficiência energética e recursos altamente tecnológicos.

O principal objetivo do projeto era construir uma morada que tivesse o mínimo de contato com o solo, por três motivos: primeiro, para garantir a estanqueidade; segundo, para conter a entrada de insetos e animais rastejantes, comuns nos arredores; e por último, para favorecer a ventilação da casa.

A Casa Pipa foi projetada para viabilizar uma construção eficiente – com um sistema industrializado que permitiu uma execução rápida e baixa produção de resíduos. Com sistema estrutural em Madeira Laminada Colada (MLC) de eucalipto, a morada é completamente adaptável ao terreno, permitindo sua reprodução em diversos tipos de declividade. Além disso, permite uma grande diversidade compositiva com possibilidades de diferentes acabamentos.

O sistema de caixilhos de vidro recebeu esquadrias de madeira laminada colada, o que garantiu estabilidade aos perfis estruturais. O fechamento em painéis pré-moldados em concreto aparente apresentou conforto térmico dentro dos ambientes, além de ter baixa possibilidade de manutenção já que não há necessidade de retoque de pintura.

A madeira está presente em todo o projeto Foto: Ruy Teixeira 

Para o forro, a equipe optou pelo sistema de encaixe que permite ajustes aos sistemas aéreos. A residência possui sistemas individualizados de aquecimento e instalações elétrica e de ar-condicionado divididos por módulos, simplificando sua manutenção e o funcionamento.

Bem-vindo à luz do dia

O vidro valorizou as linhas retas da morada e, ao mesmo tempo, garantiu transparência para a entrada de luz natural dentro dos ambientes. A harmonia do elemento com a madeira conferiu leveza no exterior e maior sustentabilidade no interior, já que permitem a entrada de iluminação e ventilação naturais em abundância.

A Casa Pipa é bem provida de luz natural, que deixa os ambientes agradáveis e aconchegantes, trazendo conforto e bem-estar para toda a família.

Foi feito um estudo de incidência solar e ventilação cruzada no local, para deixá-lo mais fresco e arejado. Os arquitetos identificaram a direção, a velocidade e a frequência do vento para conferir ventilação cruzada, o que possibilita a circulação do ar por todos os cômodos, mantendo o conforto térmico dentro da residência.

O programa se distribui em dois extensos módulos. No primeiro, estão sala de estar e jantar e cozinha (totalmente integradas), além do acesso ao pergolado, deck e piscina. Já o segundo módulo acomoda a área íntima, composta por quatro suítes. Essa configuração foi uma solicitação do casal proprietário, que queria manter todos os espaços orientados à paisagem de Porto Feliz (SP).


Escritório

Bernardes Arquitetura8 projeto(s)

Local: SP, Brasil

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo