Instituída na cidade de Jacareí (SP), a nova Sede da Cebrace, empresa pioneira no segmento de vidro plano, foi honrada com a certificação LEED Silver pela categoria Building Design + Construction (BD+C) – selo reconhecido por práticas sustentáveis na construção.
O projeto foi contemplado em nove critérios: energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade do ambiente interno, inovação, processo integrado, terreno sustentável, eficiência hídrica, prioridade regional, localização e transporte.
Assinado pelo conceituado escritório BCMF Arquitetos, o projeto arquitetônico de 1.300 m² previu a ampliação dos espaços para acolhimento e conforto dos clientes e colaboradores.
Além de escritório, o novo edifício exibe um showroom com elementos da marca: vidros de alta eficiência na fachada e na claraboia, vidros especiais da linha de interiores em revestimentos e móveis e uma escada de vidro.
A fachada do edifício recebeu 357 chapas de vidro baixo-emissivo. Além de oferecer alta passagem de luz natural, o vidro tem alta eficiência na redução do calor, resultando no casamento perfeito entre design e performance para o projeto. O produto favorece a integração com a natureza em toda a sua extensão, elevando o bem-estar dos usuários.
No térreo ficam as áreas de trabalho, as salas de reuniões privativas e informais, lockers, lounge e copa. Ainda no pavimento, na área central, uma abertura zenital permite a entrada de luz natural em todo o espaço interno, conectando quem está dentro do prédio com o entorno.
O primeiro andar é totalmente segmentado. A partir da escada de vidro, entra-se na área de circulação, permeada pelo vazio iluminado por um amplo teto de vidro ao centro, e equipada de três mesas para reuniões informais, uma copa, espaço gourmet, recepção, um cômodo técnico, um espaço lounge com dois sofás, salas de gerência, diretoria e treinamento.
O escritório apostou em soluções inteligentes. Isso norteou a escolha de espécies nativas e exóticas que demandam baixa irrigação, limitadores de vazão em equipamentos hidráulicos, aproveitamento de água da chuva para irrigação e uso em vasos sanitários, geração de energia solar e persianas que bloqueiam a radiação solar e reduzem o consumo energético em mais de 20%.
Veja outros projetos com certificação LEED na Galeria da Arquitetura:
Ecomercado Palhano, por Studio Guilherme Torres
Escritório
Termos mais buscados