> > > Casa 13

Casa 13

Casa 13
Residência de formas simples possui ambientes de lazer e convívio integrados – marcados por materiais fortes e rústicos Foto/Imagem:Edgar Cézar

Beleza em volumes

Localizada em Brasília, a Casa 13 foi projetada com pequenos desníveis que garantiram perfeita acomodação ao aclive natural do terreno. A morada, idealizada pelo escritório Atria Arquitetos, possui áreas íntimas privadas e espaços externos de lazer integrados às áreas de convívio. “Essa residência unifamiliar – construída com estrutura de concreto armado – ressalta o contraste entre a simplicidade das formas e a riqueza dos espaços e materiais”, explica o arquiteto responsável pelo projeto Gustavo Costa.

A residência é vista como dois volumes sólidos sobrepostos perpendicularmente, a partir da rua. “O que parece ser uma empena cega revestida em madeira é, na verdade, um painel de janelas em veneziana, sombreando os quartos”, destaca. Gustavo também fala sobre o volume superior da casa. “O portão frontal em chapa metálica está em um plano recuado, dando a impressão de que este volume está flutuando”. Uma grande empena permite aos pedestres visualizar parte do jardim dos fundos.

O acesso principal é aberto na lateral com uma grande porta pivotante em madeira. Ao entrar, o caminho leva até o centro da casa – um espaçoso ambiente com pé-direito duplo e bem iluminado por uma pérgola com cobertura em vidro. “A monumentalidade deste ambiente é notada pelo contraste de materiais rústicos (piso em cimento queimado e parede em chapisco grosso) e nobres (painel a meia altura em mármore travertino)”, ressalta o arquiteto.

Áreas íntimas e de lazer

De acordo com Gustavo, a área de lazer vista pela parte de trás da casa possui beleza única. “O piso do deck em madeira e sua continuidade vertical na fachada traz ao solo o volume robusto que flutua sobre painéis de vidro”.

Os cômodos são dispostos de forma funcional. “Os quartos e a sala íntima encontram-se no segundo andar, enquanto os espaços de convívio e serviços estão no térreo”, conclui.

 


Escritório

ATRIA9 projeto(s)

Local: DF, Brasil
Início do projeto: 2008
Conclusão da obra: 2009
Área do terreno: 800
Área construída: 650

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

  • Arquitetura: ATRIA
  • Arquitetura: ATRIA - Equipe de Projeto: Gustavo Costa + Gabriela Müller, Ana Carolina Caetano, Alice Leite Flores, Daniel Nardelli, Larissa Olivier Sudbrack
Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo