> > > Loft Diego

Loft Diego

Loft Diego
Os arquitetos do escritório Arquitetura Nacional imprimiram a identidade do morador no pequeno loft de Porto Alegre. A escada helicoidal é uma das estrelas da morada Foto/Imagem:Cristiano Bauce

Apê com a cara do dono


Ao comprar este apartamento de 59 m² em Porto Alegre (RS), o proprietário percebeu que os ambientes compartimentados não refletiam sua personalidade. Em busca de espaços integrados e leves, decidiu convidar o escritório Arquitetura Nacional para comandar a reforma. “Como estratégia inicial, o pavimento de acesso teve toda sua área unificada”, conta a equipe de arquitetos.

Escada protagonista

Uma das primeiras medidas foi a retirada do sanitário existente e a integração da área de serviço à marcenaria da cozinha. Já a área do mezanino foi ampliada em 9 m², deixando o quarto mais confortável e possibilitando a criação de um closet. O sanitário existente neste nível foi mantido e atende todo o Loft Diego, como o projeto foi batizado. A estrutura da ampliação suporta também a carga da escada.

A escada anterior era linear e foi removida e substituída por uma helicoidal, que se tornou a estrela do projeto. “Totalmente em aço, ela fica suspensa, não tocando o piso”, descrevem os arquitetos.

Os brises-soleis oferecem charme e controle de luminosidade para o loft Foto: Cristiano Bauce

Materiais e revestimentos

Com exceção da escada e do sofá rosa, a paleta de cores e de materiais do imóvel é bem neutra, a fim de conferir amplitude e unidade ao espaço.

O ladrilho hidráulico compensado naval e carbonizado junto com o tecnocimento são responsáveis por revestir os três planos principais do projeto. Além disso, ocultam a infraestrutura elétrica e de automação do projeto.

A pele de vidro que reveste a janela de pé-direito duplo recebeu internamente uma brise vertical que possibilita o controle da entrada de luz e emoldura os visuais do entorno.

Por fim, o projeto luminotécnico tira partido das decisões arquitetônicas, destacando os principais elementos projetados, bem como permitindo a criação de diversos cenários. A curadoria do mobiliário mescla peças de arquitetos e designers brasileiros, tendo como elemento de destaque o sofá de duas faces que articula os dois ambientes de estar.


Escritório

Arquitetura Nacional9 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Área construída: 59

Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo