> > > Casa AE

Casa AE

Casa AE
Nesta residência projetada pelo escritório Arquitetura 1, os protagonistas são os carros esportivos, que podem, inclusive, ser vistos de todos os pontos da morada Foto/Imagem:Haruo Mikami

Casa Garagem

Foi da paixão pelo automobilismo que nasceu a Casa AE, localizada em Brasília (DF) e de autoria do escritório Arquitetura 1. A premissa era que o projeto recebesse os carros esportivos de coleção do cliente – um piloto profissional –, de forma integrada e sem parecer uma garagem.

“Nossa inspiração veio das linhas arrojadas do design de carros esportivos, como se a casa tivesse de transmitir aerodinâmica”, comenta o arquiteto e urbanista Elon Pfeiffer Flores.

Fachada marcante

As fachadas ganharam destaque com o uso do ACM, um material composto de alumínio pouco usado em construções residenciais, mas que, neste projeto, faz alusão aos carros esportivos.

“As linhas retas, os espaços integrados e os grandes panos completam o conceito contemporâneo e moderno da casa”, relata Flores.

Com 516 m² de área construída, o projeto conta com bastante iluminação natural, graças ao pé direito-duplo e às grandes áreas envidraçadas, que permitem a entrada controlada da luz do sol.

Layout estilo garagem

Casa AE - Casa Garagem<BR>
O projeto de interiores usa mobiliário minimalista e cores para fazer composição com a arquitetura e com os carros Foto: Haruo Mikami

Seguindo o desejo dos proprietários, os arquitetos colocaram os carros no nível inferior ao restante do pavimento térreo, para que pudessem ser contemplados de qualquer ponto da casa, inclusive do pavimento superior, da área de lazer e da piscina. Desta forma, o projeto gira em torno desta ‘sala garagem’, que tem pé-direito duplo.

“Nossa dificuldade foi exatamente na concepção do layout, que deveria receber os carros de maneira integrada, porém em um ambiente claramente diferenciado”, conta.

O pavimento térreo conta, ainda, com garagem para os carros usados no dia a dia, área de serviço, cozinha, sala de estar e espaço gourmet, situado ao lado da piscina. No pavimento superior tem a área íntima: são três suítes e uma área de convivência para a família.

O projeto de interiores é de autoria do estúdio VerdeÁgua. A designer Ana Paula lançou mão de mobiliário minimalista e de cores para fazer composição com a arquitetura da casa e os carros.

Escritório

Arquitetura 11 projeto(s)

Local: DF, Brasil
Conclusão da obra: 2014
Área construída: 516

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo