> > > Residência WP

Residência WP

Residência WP
Projetada em terreno com leve desnível, a residência contempla áreas abertas e cobertas, privadas e externas, que potencializam o uso total do terreno Foto/Imagem:Eduardo Eckenfels

Jogo de espaços

O lote da residência, margeada por uma lagoa, é palco para um aparente jogo de espaços abertos e cobertos, privados e externos. Consegue-se tirar proveito da totalidade do terreno a partir de um volume tripartido e linear que ocupa uma metade, enquanto a outra é a extensão das áreas internas. O arquiteto Alexandre Brasil expõe: “Esse projeto busca potencializar a integração entre as áreas construídas e livres, por meio de um partido que elimina a configuração de espaços residuais, permitindo explorar por completo o trecho urbano de 230 m² em que a casa se insere”.

Casa em desnível

O programa é erguido sobre uma topografia levemente em desnível, e é justamente esse aclive que norteia a distinção de alguns pontos da construção, como a garagem – ligeiramente rebaixada em relação ao corpo da casa. Acima do estacionamento está o terraço articulado em meio nível com o pátio posterior e com os espaços sociais e íntimos.

“Na verdade, a exploração das variações em meio-níveis favoreceu especialmente a fruição desde o terraço elevado, que permite a vista privilegiada da lagoa existente em frente à residência”, afirma o arquiteto.

Materiais mesclados

Externamente é possível observar uma mistura de elementos que outorgam harmonia ao partido, como o concreto aparente, as pedras que revestem o piso da garagem e do pátio, além da vegetação que serve como contraponto aos materiais mais rústicos.

A porta, um painel de madeira, abre-se para a área privativa com acabamento de materiais finos, como mármore, granito e cerâmica. A discrição dos ambientes encerra-se com as esquadrias de vidro responsáveis por integrar os ambientes internos ao exterior.

Fornecedores desta obra

Escritório

Arquitetos Associados18 projeto(s)

Local: MG, Brasil
Início do projeto: 2005
Conclusão da obra: 2007
Área construída: 230

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo