> > > Centro Educativo Burle Marx

Centro Educativo Burle Marx

Centro Educativo Burle Marx
Construído em pavimento único, projeto está sobre lago artificial, cercado pelo verde exuberante Foto/Imagem:Leonardo Finotti

Natureza e arte


O Centro Educativo Burle Marx, que desde 2009 passou a compor o Instituto Inhotim localizado em Brumadinho, Minas Gerais, foi projetado pelos arquitetos Alexandre Brasil e Paula Zasnicoff e leva o nome de Roberto Burle Marx, que assinou parte dos 35 hectares de paisagismo. O edifício foi construído para oferecer programas de educação e qualificação profissional para os moradores da região, além de atuar na organização e desenvolvimento das atividades realizadas no Inhotim.

O projeto


Construído em formato de caixa sobre o lago artificial que ornamenta a paisagem, o pavilhão ligeiramente rebaixado fica em local estratégico, próximo à praça de acesso principal. Ela se desdobra em um amplo anfiteatro que leva os visitantes à biblioteca, aos ateliês e ao auditório.

Na cobertura do edifício, que funciona como praça e conecta diferentes partes do instituto, o destaque é uma grande escultura feita por Yayoi Kusama em 1966. A obra de arte exibe quinhentas esferas de aço inoxidável, que brilham refletindo o ambiente e flutuam em um espelho d’água, movendo-se aleatoriamente de acordo com o vento.

O arrojado projeto paisagístico se destaca alternando diferentes espécies botânicas tropicais.

Soluções


O espaço reduzido disponível para a construção foi solucionado por uma estrutura horizontal, em um único pavimento. A modulação de três lajes nervuradas e independentes, em 80 cm, racionalizou a montagem e eliminou a necessidade técnica de juntas de dilatação entre as colunas.

O anfiteatro ao ar livre foi arquitetado a partir do desnível do terreno entre a praça de acesso ao centro e o auditório.

Escritório

Arquitetos Associados18 projeto(s)

Local: MG, Brasil
Início do projeto: 2007
Conclusão da obra: 2009
Área construída: 1.705

Tipo de obra:
Centros Educacionais

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo