> > > Residência Belvedere

Residência Belvedere

Residência Belvedere
Localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, a residência Belvedere traz o exterior integrado ao interior, com espaços amplos, abertos e proporcionais Foto/Imagem:Jomar Bragança

Integração do início ao fim

Ao projetar a residência Belvedere, o escritório Anastasia Arquitetos buscou privilegiar ao máximo a integração entre o interior e o exterior da edificação, confundindo seus limites e aumentando a sensação de amplitude. “É uma casa leve, iluminada e ventilada, com espaços agradáveis e proporcionais, que realizam o desejo inicial de maior aproveitamento da área externa”, conta o arquiteto Tomás Anastasia Rebelo Horta.

Grandes aberturas e varanda em balanço determinam o estilo desta construção de 370 m² localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Soluções como as portas de madeira na fachada, com fechamento de vidro opaco entre as lajes, e a cobertura de vidro sobre o jardim interno garantem integração e boa iluminação.

“A ideia foi deixar uma generosa área permeável e utilizar ao máximo a insolação e os ventos da região. A proposta resultante levou à utilização do concreto aparente e de soluções como grandes portas pivotantes e fechamentos em vidro opaco”, explica.

Devido aos grandes vãos apoiados em poucos pontos de fundação e ao balanço da varanda, as paredes superiores são vigas em concreto feitas com formas ripadas de madeira, deixadas aparentes. “Essa ginástica estrutural foi importante, uma vez que pilares de apoio na varanda seriam contrários à intenção de integração desejada entre interior e exterior”, comenta o arquiteto.

Combinação interna

Os móveis foram escolhidos com o objetivo de suavizar a ocupação, mas sem contrastar com as texturas externas que foram trazidas para o interior da casa. Diante dos tons neutros, o sofá central e as telas conferem cor ao ambiente e criam diversas combinações para o living, podendo ser mais íntimo ou mais integrado à sala de jantar. Os arquitetos escolheram obras consagradas para serem expostas nos ambientes da casa.

Destaque para os contrastes entre o piso claro, o concreto com as suas texturas, o mobiliário e as grandes portas de madeira. “Elementos arquitetônicos como a cobertura de vidro sobre o pergolado de concreto favorecem ainda mais a iluminação natural no interior da casa, reduzindo drasticamente o uso de iluminação artificial durante o dia”, finaliza Tomás.

Escritório

Anastasia Arquitetos6 projeto(s)

Local: MG, Brasil
Início do projeto: 2009
Conclusão da obra: 2011
Área do terreno: 450
Área construída: 370

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo