> > > Escritório Grupo OK

Escritório Grupo OK

Escritório Grupo OK
Reforma da casa de estilo colonial permite uso comercial a partir de elementos atuais que reorganizam ambientes sem alteração na estrutura original Foto/Imagem:Edgar Cesar

Uso transformado

Da antiga residência de estilo colonial preserva-se apenas a estrutura original. De resto, há uma profunda reforma que adéqua o programa de aparência rústica e ultrapassada à contemporânea sede de um grupo imobiliário. Como explica a arquiteta Ana Paula Barros, a primeira intervenção marcante foi na fachada. “As platibandas em placas concedem o toque atual e corporativo à edificação. Recebem as calhas e escondem os telhados termoacústicos de inclinação menor que substituíram as peças coloniais. Projetada para frente, essa estrutura avança em 1 m e cria o volume que demarca a extensão da casa, juntando os dois blocos que antes estavam separados”.

Antigas esquadrias dão lugar aos modelos de alumínio anodizado na cor aço corten que acompanham ripas de madeira de 2 x 2 cm na vertical, aplicadas à moldura para compor a fachada. Já a marquise que abriga a garagem é pintada de preto e agrupa brises com taras de madeira que isolam visualmente o espaço.

O projeto de paisagismo é na sua essência simples, mas adequado à nova tipologia do empreendimento. Destaca-se a piscina – transformada em um espelho d’água com borda em aço corten e revestida em pedras Hijau –, e os pisos em fulget.

Distribuição interna

“Não houve nenhuma alteração estrutural na planta. Apenas reorganizamos os ambientes dentro dos espaços originais. Alguns quartos se transformaram em salas, e o que era sala se transformou em hall de entrada. Em alguns espaços foi necessário deixar tudo aberto, uma vez que o projeto se deparou com pilares que não poderiam ser retirados. Os banheiros foram divididos em sua destinação masculina e feminina, enquanto a cozinha se transformou em copa”, conta.

Na recepção, as paredes e a mesa têm revestimento de freijó e mármore, e grande parte da distribuição conta com pisos de mármore travertino e madeira.


Escritório

Ana Paula Barros Arquitetura1 projeto(s)

Local: DF, Brasil
Início do projeto: 2012
Conclusão da obra: 2012
Área do terreno: 3.630
Área construída: 618

Tipo de obra:
Escritórios
Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo