> > > Casa em Salto

Casa em Salto

Casa em Salto
A busca pela melhor vista e o direcionamento da luz solar fazem da casa de veraneio, com partido horizontal predominante, uma experiência única Foto/Imagem:Maíra Acayaba

Sob orientação do sol

Um único pavimento espalhado horizontalmente no terreno, sob a orientação do sol para obter a melhor vista da paisagem e ventilação natural caracteriza a casa de veraneio em Salto, no interior de São Paulo.

“O dimensionamento e a posição desses ambientes definiram a forma irregular da implantação”, explica o arquiteto do projeto Manoel Maia, do escritório AMZ Arquitetos. Esses ambientes, com exceção da área de serviço e dormitórios, são contínuos e integrados, e a divisão dos espaços é possibilitada pela geometria da implantação e não por paredes ou divisórias.

De acordo com o profissional, o projeto se relaciona com a situação geográfica do terreno: “As áreas sociais envidraçadas se integram com o vale, dono de uma exuberante paisagem e vegetação. Nas extremidades próximas dos recuos, as empenas são cegas, mantendo a privacidade e a vista, sem necessidade de muro.”

Interiores

A madeira natural foi utilizada nas venezianas dos quartos, no ripado vertical da sala e no corredor, como concepção do projeto de interiores. “Projetamos o mobiliário de cozinha, closets e banheiros, assim como o detalhamento de todas as portas e painéis. Quanto ao restante dos móveis, além do uso de peças que os moradores já possuíam, sugerimos uma mistura de itens mais rústicos e de design consagrado”, completa o arquiteto.


Escritório

AMZ Arquitetos4 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2011
Conclusão da obra: 2013
Área do terreno: 2.500
Área construída: 650

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo