> > > Casa Olhos D´água

Casa Olhos D´água

Casa Olhos D´água
Duas características definem a Casa Olhos D’água: a área social integrada à de lazer e a fachada com volumes revestidos de painéis camarão, feitos de madeira cumaru Foto/Imagem:Leonardo Finotti

Planta livre

Conceito de ‘sala avarandada’. Assim foi pensada a Casa Olhos D’água, cujo projeto arquitetônico é assinado pelo escritório Aguirre Arquitetura. Mesmo com os ambientes claramente setorizados de acordo com suas respectivas funções, a planta livre de divisões permite a integração deles com a varanda. O resultado disso é uma grande área social, ideal para receber amigos e familiares – principal desejo dos clientes.

A ala frontal da Casa Olhos D’água já impressiona. Levando em conta o generoso recuo frontal e a presença de uma pequena praça em frente ao lote, a residência teve a vista direcionada para essas áreas verdes. E para garantir a privacidade dos usuários, os volumes da fachada foram revestidos com painéis ripados de madeira cumaru, que criam, ainda, um efeito estético interessante.

A garagem e o volume superior, por exemplo, recebem painéis camarão. As frestas sutis desses elementos projetam desenhos no chão e permitem a integração com o exterior de maneira dosada, sem invadir a intimidade das pessoas que estão lá dentro.

Casa Olhos D´água - Planta livre
O conceito utilizado para o projeto foi o de ‘sala avarandada’, com salas de jantar e estar se transformando em uma varandaFoto: Leonardo Finotti

Segundo o arquiteto Alexandre Aguirre, a ideia era utilizar materiais nobres com aspectos naturais, com o objetivo de manter a arquitetura clean e atemporal. Dessa forma, o material predominante (madeira) trabalha junto a tons crus, como o mármore travertino que reveste a entrada principal, a área de lazer e os banheiros. Além disso, todas as paredes do interior da casa foram pintadas de branco. “Esse conjunto de soluções traz equilíbrio estético, amplitude e leveza ao projeto”, define.

Integração e paisagismo

Para o arquiteto, a maior dificuldade na concepção da Casa Olhos D’água foi conseguir encaixar todo o programa de necessidades do cliente num terreno de 423 m². A saída foi a criação de uma planta livre, na qual sala de estar, sala de jantar e área gourmet se juntam à piscina. Sem divisórias (exceto a parede lateral que isola a cozinha), todo os ambientes seguem num grande vão social. “Isso propicia, ainda, a ventilação cruzada e, consequentemente, conforto térmico à morada”, explica.

A casa é abraçada por áreas verdes. Na abertura norte, há uma vegetação mais densa, enquanto as do entorno do imóvel recebem plantas tropicais, que oferecem conforto visual e aconchego aos moradores. Aberturas em vidro na área gourmet e na sala de estar também intensificam a sensação de bem-estar e permitem a entrada de iluminação natural.

Escritório

Aguirre Arquitetura9 projeto(s)

Local: MG, Brasil
Início do projeto: 2015
Conclusão da obra: 2016
Área do terreno: 423
Área construída: 312

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo