> > > Edifício Jatobá Green Building

Edifício Jatobá Green Building

Edifício Jatobá Green Building
Composto por dois blocos de formatos diferentes, edifício possui design horizontal marcante Foto/Imagem:Daniel Ducci

Aberturas eficientes

O projeto do Jatobá Green Building – prédio com apenas oito pavimentos-tipo localizado em São Paulo – foi idealizado pelo escritório aflalo/gasperini arquitetos com máximo aproveitamento de espaço e amplas aberturas transparentes que permitem entrada de luz solar em profusão. Para definir sua horizontalidade, os caixilhos instalados receberam modulação dos montantes de 2,50 m, ao invés do tradicional 1,25m.

O edifício, composto por dois blocos com formatos diferentes – um retangular e outro curvo –, tem como destaque uma grande praça de recepção, localizada em seu acesso principal. A volumetria foi definida visando especialmente sua concepção.

Com design impactante o empreendimento conta com heliponto e ambientes bem estruturados de uso comum como as recepções diferenciadas, elevadores para garagens, auditório, praças, café, entradas exclusivas para os condôminos e vestiários.

Fachadas

As fachadas se diferenciam pelos tratamentos estéticos, aplicados a partir da orientação solar. Aquelas voltadas para a orientação leste e oeste possuem aberturas fechadas em vidro, compostas com metade da altura do seu pé-direito para minimizar a alta incidência solar. As superfícies opacas, por sua vez, são revestidas com vidro branco leitoso, material com alto poder de reflexão.


Já as aberturas voltadas para o norte – que recebem o sol com menos intensidade – possuem o dobro de altura. Revestidas com faixas de vidro incolor, são transparentes e protegidas com brise-soleils horizontais, que garantem entrada de luz e ventilação naturais.

Sustentabilidade

O edifício recebeu a certificação LEED Gold, concedida pelo Green Building Council. Além das estratégias para controle da incidência solar, o edifício foi desenvolvido com sistemas de ar-condicionado setorizados e individualizados e reuso de água pluvial. Os jardins laterais das coberturas também contribuem para o conforto térmico da edificação.

 

Escritório

aflalo/gasperini arquitetos31 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2001
Conclusão da obra: 2010
Área do terreno: 3.570
Área construída: 14.255

Tipo de obra:
Edifícios comerciais
Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo