> > > Habitarte

Habitarte

Habitarte
Desde a fachada contemporânea, uma escultura suspensa com 50 metros, dos irmãos Campana, denuncia um novo conceito de morada voltado ao bem viver e à natureza Foto/Imagem:Ana Mello

Viver com arte

Ao unir design, paisagismo e arquitetura, o novo empreendimento residencial das incorporadoras Stan e Yuny, o Habitarte, aposta em linhas e formas contemporâneas, e profissionais de peso – reforçando o conceito de brasilidade – em um novo mercado sedento de construções diferenciadas, que privilegiem itens como personalização, conforto, segurança, serviços e facilidades.

O projeto do escritório Aflalo & Gasperini Arquitetos, localizado no Brooklin, na zona sul da cidade de Procuramos potencializar ao máximo a condição de amplitude Felipe Aflalo São Paulo, prevê duas torres conectadas na base e cobertura, formando um grande vão preenchido com uma escultura de 50 m de altura, dos irmãos Fernando e Humberto Campana. Conceitual, ela remete a pétalas sustentadas por um fio – como se fosse um móbile –, que se movimentam quase tocando no paisagismo de Luiz Carlos Orsini.

Arquitetura do bem-estar

Com duas torres, 21 pavimentos e nove unidades por andar, o Habitarte oferece apartamentos compactos de 41, 61 e 81 m², dotados de serviços de concierge, arrumação e lavanderia. A arquitetura, aliada à tecnologia e a soluções inteligentes, trará mais qualidade de vida com sustentabilidade.

Todas as janelas dos apartamentos vão de ponta a ponta e até o chão, o que permite uma linda visão para a praça e para a rua. “Então, se você estiver sentado em seu sofá, terá essa vista; se estiver na cama, também. Procuramos potencializar ao máximo a condição de amplitude”, explica o arquiteto Felipe Aflalo.

Na cobertura localizada no 21º andar, o lazer completo é proporcionado por salão de festas, fitness, descanso com sauna, spa, piscina coberta com raia de 25 m e brinquedoteca. Aqui, mais uma vez a paisagem dos arredores protagoniza o espaço – envidraçado de cima abaixo. No térreo, estará disponível uma unidade do supermercado St. Marche, de 1.500 m², próximo ao hall de entrada, integrado ao projeto e aberto ao público.

Na primeira fase da obra, as áreas comuns terão projeto de João Armentano. O decorador chama a atenção para o uso de elementos naturais e justifica: “A intenção é trabalhar o subconsciente das pessoas como um prédio de última geração, mas, acima de tudo, como um lugar agradável e confortável”. Do projeto de arquitetura à decoração, a pretensão de oferecer mais qualidade de vida é a mesma. Felipe Aflalo arremata: “Não sei fazer arquitetura sem buscar a felicidade das pessoas”.

A piscina climatizada fica na cobertura e tem raia de 25 m Foto: Ana Mello

Paisagismo contemporâneo

O paisagista Luiz Carlos Orsini, responsável pelo projeto de paisagismo do Centro de Arte A intenção é trabalhar o subconsciente das pessoas como um prédio de última geração, mas, acima de tudo, como um lugar agradável e confortável João Armentano Contemporânea de Inhotim, em Brumadinho (MG) assina o espaço verde do habitarte. Na entrada do residencial, a praça Nova York, aberta, com 10 metros de largura e sem grades, configura uma área de convivência cuja proposta é estimular a mobilidade das pessoas no empreendimento.

As largas calçadas, com mais de 4 metros de largura, acompanham o entorno da praça, cujo paisagismo oferece a sensação de estar em um parque. “Para isso buscamos espécies como os imbés, entre outras plantas, pouco usadas em áreas externas de empreendimentos”, esclarece.

A ampla área verde também incentiva uma das grandes tendências imobiliárias: o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo ao carro. Por isso, um bicicletário estará disponível aos moradores.

Localização privilegiada

Implantado em um moderno e tradicional centro comercial e financeiro de São Paulo, no bairro Brooklin, na Zona Sul da cidade, o empreendimento encontra-se no quarteirão formado pelas ruas Flórida, Nova York, Michigan e Califórnia. Os luxuosos edifícios comerciais existentes no local convivem em harmonia com áreas residenciais, atendidas por linhas de ônibus para diversos pontos da cidade e estações de trem – além de, futuramente, duas linhas de metrô em construção.

O cenário também oferece diversão e cultura, com a existência de casas de espetáculo e teatros, além de shopping centers. Com tantas facilidades e entretenimento, a localização acabou se sobrepondo à metragem da construção, que atende à demanda de executivos e jovens profissionais que preferem morar em uma área central, próxima ao trabalho, mesmo que tenham que abrir mão de um pouco mais de espaço.


Escritório

Aflalo / Gasperini Arquitetos33 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2012
Conclusão da obra: 2016
Área do terreno: 5.000
Área construída: 37.835

Tipo de obra:
Uso Misto
Tipologia:
Uso Misto

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo