
Texto: Naíza Ximenes
Na cidade de Campos do Jordão, interior de São Paulo, o escritório de arquitetura VAGA projetou a renovação de uma casa no Condomínio Véu da Noiva: o Anexo Capivari. O escritório assumiu o desafio de transformar a residência antiga em um espaço moderno, acolhedor e funcional, apostando, para isso, na construção de um novo anexo.
Lançando mão de soluções inteligentes e mantendo um design que respeita a arquitetura original, o projeto tinha como premissa o equilíbrio da tradição e da modernidade em um único conceito.
Um dos principais desafios da intervenção era o desnivelamento entre os blocos da construção original. Para resolver esse problema, a equipe de arquitetos optou por dividir o telhado do novo anexo em duas partes, nivelando-o com as diferentes coberturas da casa preexistente.
Essa solução não só equilibrou os volumes, bem como permitiu a criação de uma abertura zenital para a entrada de luz natural, garantindo a iluminação dos interiores e proporcionando um ambiente aquecido para a região, conhecida pelo clima frio.
O novo anexo foi criado para abrigar uma série de novos espaços, como a cozinha com churrasqueira, sala de estar, piscina coberta, sauna e sanitários. Todos esses ambientes foram integrados ao bloco menor existente, que também passou por uma modernização.
Já o bloco maior, agora renovado, conta com dois quartos de hóspedes, uma sala de lareira e um espaço de jogos — amenidades pensadas para otimizar tanto o descanso familiar quanto o convívio social.
A piscina coberta é um dos destaques do projeto. Ela foi estrategicamente posicionada para oferecer uma vista panorâmica de Campos do Jordão, e ganhou um telhado composto por telhas de vidro sobre um forro de madeira ripada que permite a entrada de luz natural de maneira controlada, garantindo um ambiente luminoso e aquecido, mas sem perder a sensação de conforto.
Os arquitetos contaram, ainda, que a escolha pela estrutura em madeira e os caixilhos que delimitam os ambientes internos e externos reforçam o diálogo com as construções tradicionais da região, ao mesmo tempo em que acrescentam um toque contemporâneo ao projeto.
O piso em arenito amarelo natural complementa a escolha de materiais, proporcionando uma superfície agradável para caminhar descalço e uma sensação de continuidade com a paisagem externa.
A criação de novas formas de convivência entre os moradores foi uma das prioridades do projeto. Pensando nisso, os arquitetos também conceberam a área externa com um terraço descoberto que se estende até a quadra de tênis, de forma que o morador se sinta convidado a interagir com todos os ambientes, internos ou externos. Essa transição suave entre os espaços amplia a sensação de amplitude e cria uma conexão direta com a natureza.
Confira outros projetos de VAGA:
Escritório
Termos mais buscados