> > > Casa de Hóspedes

Casa de Hóspedes

Casa de Hóspedes
Implantada entre um cipreste e um plátano, a residência de hóspedes se isenta de limites entre interior e exterior e privilegia a vista bucólica Foto/Imagem:Fran Parente

Recanto acolhedor

Para acolher visitantes e proporcionar intenso contato com a natureza, a morada foi projetada como um anexo à residência já existente, localizada em um condomínio de Araçoiaba da Serra. “O desafio era adicionar uma nova construção integrando ambientes com privacidade, mas sem isolamento”, ressalta a arquiteta responsável Ana Paula Castro – do escritório 2A+V Arquitetos. As varandas de circulação são abertas para o jardim. Um campo de golfe vizinho é a vista oferecida aos quartos, e o lago serve de pano de fundo para o escritório. “Sem frente ou fundos, ela está aberta aos convidados por todos os lados”.

Construída de maneira perpendicular para preservar a vista da casa principal, essa residência encontra-se em harmonia com todas as árvores. “Foi a vegetação do terreno que orientou a implantação da casa de hóspedes. As divisas do lote são marcadas por árvores de grande porte e cores variadas, que formam um conjunto muito especial. A sombra do grande plátano do centro do terreno era o melhor lugar para inserir a nova construção e permitir a contemplação da paisagem”, explica.

Projetada em madeira

O núcleo da casa – onde as quatro suítes estão instaladas – é estruturado com concreto. As tesouras que amparam o telhado são presas com cabos de aço nas extremidades. Na estrutura e no revestimento, a madeira aparece em profusão. “Utilizada em todo o projeto ela circunda o volume central de alvenaria. Além de proteger o bloco das suítes, também configura os espaços de estar nas duas extremidades do pavilhão”, destaca a arquiteta. A integração com a natureza torna-se mais completa através do fechamento em vidro da grande sala.

 

Produtos utilizados nesta obra

Telhas de Concreto - Tégula®

Tégula®

Escritório

2A+V arquitetos2 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2009
Conclusão da obra: 2012
Área do terreno: 3.400
Área construída: 200

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo