Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Alguns dos projetos residenciais mais bonitos do mundo

Os projetos residenciais têm evoluído a cada segundo. Antigamente, a casa-padrão era simples, composta por sala, cozinha, banheiro e no máximo dois dormitórios. Hoje, com a criatividade dos arquitetos e as novas necessidades dos moradores, surgem também outros ambientes, como áreas de lazer, closet, home office e varandas gourmet, cujas soluções resultam em residências magistrais.

Confira aqui alguns projetos residenciais espalhados pelo mundo com arquitetura surpreendente:

1.       Southern Outlet House – Austrália

Esta residência, localizada em Launceston (Tasmânia), destaca-se não só pela fachada, composta por painéis geométricos e coloridos, como também pela disposição do layout que, a partir da sala de estar, derrama um terraço vazado, perfeito para a contemplação da paisagem.

 

2.       Notre Ntam' Lesvos Residences – Grécia

Construído para abrigar duas famílias, o projeto foi dividido em residências paralelas, porém, com a mesma concepção arquitetônica. Inseridas na paisagem da praia Agios Fokas, situada na parte sudoeste da ilha grega Lesbos, as casas são feitas de elementos naturais – como pedras – e possuem amplas varandas.


3.       Hadaway House - Canadá

O formato curioso da casa de campo confere ao interior, estreitos caminhos e inusitadas aberturas, enquanto o telhado segue coberto pela neve do vale de Whistler, no sudoeste da British Columbia, Canadá. A construção é um híbrido de sistemas monolíticos e emoldurados. As lajes e paredes que encerram o piso inferior são de concreto e os níveis mais altos são um composto de aço e estrutura de madeira.


4.       Sardinera House - Espanha

Localizado em um lugar de grande beleza e valor paisagístico, com vista para o Mar Mediterrâneo, a residência repousa no topo de uma colina. Os planos verticais são delimitados por longos balanços horizontais, que se estendem na direção do oceano, criando varandas que circundam o espaço externo.


5.       INOUT House – Costa Rica

A casa apaga a fronteira entre exterior e interior, a partir do predomínio do vidro. Além do vazio aberto que ocupa o espaço central do projeto e serve como a principal área para viver e socializar, a extensa piscina envolve boa parte do terreno.


6.       Casa Folha – Brasil

Inspirada na tradicional oca Kaiamurá, a Casa Folha, localizada no Rio de Janeiro, traz em seu projeto traços da cultura brasileira evidenciados em um desenho orgânico, sustentável e poético. Assim, a cobertura em formato de uma grande folha sombreia todos os ambientes da casa, até mesmo os espaços livres existentes entre eles.