> > > Residência MO

Residência MO

Residência MO
A residência, de autoria do escritório Reinach Mendonça Arquitetos Associados, tem como base a linguagem contemporânea por meio do uso predominante de materiais como o concreto aparente e o vidro Foto/Imagem:Evelyn Müller

Integração contemporânea

De linguagem contemporânea com o uso predominante de concreto aparente e de vidro, a Residência MO, de autoria do escritório Reinach Mendonça Arquitetos Associados, foi desenvolvida diante de pedidos importantes de seus moradores, que formaram a base para as linhas do partido.

Em área construída de 1.056 m², a casa foi implantada sem nenhuma dificuldade em um terreno de 1.113 m², no estado de São Paulo. O gosto refinado pela arquitetura contemporânea trouxe diferenciais para o programa. A começar pela entrada, onde as fachadas de concreto aparente, conforme solicitado, foram mescladas com massa rústica em um tom de branco para compor e identificar os volumes arquitetônicos.

Integração total

Para o arquiteto Mauricio Mendonça, o diferencial da residência é a solução do projeto das áreas sociais, organizada a partir de três ambientes principais - estar, jantar e área gastronômica. Eles foram distribuídos em sequência dentro de uma área retangular totalmente voltada para o quintal. “As portas de vidro em um vão de 14 metros podem ser abertas e embutidas em paredes de concreto de um jeito que todos os ambientes interligados possam se transformar em uma única grande varanda aberta para o jardim”, completa.

Os ambientes interligados valorizam as transparências entre os espaços e entre o interior e exterior. A área social versátil e adaptada às diferenças do clima paulistano acomoda varanda e sala, com a vantagem de a sala pode se transformar em varanda e vice-versa.

Mauricio aponta algumas características que valem ser lembradas na residência: a implantação de um elevador para o acesso dos três pavimentos e o uso da estrutura metálica no último andar e nas pérgolas que contrastam com o concreto. Esse conjunto gera elegância e leveza ao volume.

Interior com grandes aberturas

O projeto de interiores, desenvolvido pelo escritório R.A.P. Arquitetura e Interiores possui um layout totalmente solto das paredes e ambientes interligados entre si. “Na sala, os tons neutros escolhidos para os móveis se harmonizam com o piso de madeira de demolição, com a vegetação e com a lareira de concreto”, completam as arquitetas Alessandra Riera e Ana Paula Veirano.

Luzes por todos os lados

O projeto de iluminação encorpa a residência, principalmente no escuro. O escritório Foco Luz e Desenho desenvolveu um projeto que valoriza seus elementos e que se encaixe com o perfil da arquitetura adotada. “As superfícies de concreto aparente ripado foram iluminadas de baixo para cima, demonstrando a textura e a compreensão dos planos. Os tetos de madeira também foram iluminados com a intenção de desenhar os planos horizontais”, relata a arquiteta Junia Azenha.

Internamente, uma régua de aço cortén norteia o projeto luminotécnico. Ele acomoda as luzes indiretas e interliga os ambientes de estar.

Projeto de paisagismo

O escritório André Paoliello Paisagistas Associados foi responsável pelo desenvolvimento do projeto paisagista. “Um diferencial importante consiste na adoção da praça pública ao lado da casa, que estava abandonada e os clientes tinham o desejo de recuperá-la. Fizemos grandes canteiros com arbustos e forrações de meia-sombra de fácil manutenção e criamos um caminho interno com piso drenante para o passeio”, explica o paisagista André Paoliello.

Como o jardim da casa é pequeno, a praça contribuiu para que fosse um pano de fundo. E todos os ambientes podem desfrutar da bela paisagem.

Automação e eficiência energética

O escritório Reinach Mendonça Arquitetos Associados desenvolveu a automação na residência pensando nas necessidades básicas de segurança, comunicação, gestão energética e conforto da habitação. “O projeto possui sistema de aquecimento solar, tanto para a água de consumo quanto para a piscina e spa. O item inclui a construção nos diferenciais de eficiência energética. Além disso, o elevador interno possibilita a acessibilidade”, conclui o arquiteto Mauricio Mendonça.

Produtos utilizados nesta obra

Piso Drenante - Braston

Braston

Escritório

Reinach Mendonça Arquitetos Associados12 projeto(s)

Local: SP,Brasil
Início do projeto: 2011
Conclusão da obra: 2014
Área do terreno: 1.113
Área construída: 1.056

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

SlideshowDesenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens

APROFUNDAMENTO TÉCNICO

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conoscoAnuncie
novidadesfechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo