Logo Construmarket
Banner

GR Bank

GR Bank
Projetada pelo Perkins&Will, a nova sede do GR Bank se aproxima do público jovem e se propõe a receber colaboradores e clientes com qualidade, respeito e bem-estar. Imagens: Fran Parente
GR Bank
GR Bank
GR Bank
GR Bank
GR Bank
GR Bank
GR Bank
GR Bank
GR Bank
GR Bank
GR Bank
GR Bank
GR Bank
GR Bank

Ambientes inclusivos

Texto: Juliana Bernardino

O banco 100% digital GR Bank está de casa nova! Projetada pelo estúdio global de arquitetura e design Perkins&Will, a nova sede está localizada no 6º andar do condomínio Corporate, na Avenida Marques de São Vicente, em São Paulo, e conta com 1.300 m² de área.

Além da proximidade com o público jovem, o escritório traz em suas particularidades experiências de bem-estar e qualidade de vida em diferentes espaços. O mobiliário confortável e flexível, as amplas janelas que favorecem a iluminação natural e o uso adequado de iluminação artificial, com luzes mais lineares ou de led, deixam clara a preocupação com o conforto e a qualidade do ambiente de trabalho.

De acordo com os arquitetos responsáveis, é possível escolher onde trabalhar: nas estações fixas, em mesas mais altas, pufes ou até mesmo nas cabines de isolamento. O importante é o cliente e o colaborador se sentirem à vontade nos espaços, usufruindo, efetivamente, de todos os ambientes.

O amarelo mais atuante na parte do operacional simboliza as conquistas, o ouro e o dinheiro. Já o laranja traz informações institucionais, cheios de música, de movimentos e vibrante, assim como o GR Bank é Fernando Vidal

Um espaço para todos

Criado há 13 anos com a proposta de apoiar a diversidade e proporcionar mais autonomia, autoconfiança e esperança a um público menos favorecido, o GR Bank tem a inclusão em seu DNA, o que influenciou diretamente o projeto da nova sede.

A preocupação com a inclusão pode ser percebida, por exemplo, na utilização da cadeira Black, do designer Philipe Fonseca, inspirada no corte de cabelo black power, que é considerado um marco no ativismo negro. Além disso, o design do escritório traz uma convivência de todos de forma natural e fluida.

“Como um banco inclusivo, trouxemos essa referência ao projeto com itens que não tenham separação; então todo mundo usa tudo. As salas, por exemplo, que tecnicamente seriam totalmente fechadas e com paredes de concreto, aqui não são. Elas são de vidro e somente seguem assim porque algumas funções necessitam e não por alguma proposta hierárquica, mas, caso estejam liberadas do uso, clientes e colaboradores podem usufruir do espaço”, explica o arquiteto Fernando Vidal, Diretor do estúdio da Perkins&Will em São Paulo e líder do projeto.

Pinceladas de criatividade

A nova sede do banco recebeu espaços instagramáveis, onde se sobressai a instalação de grafite do artista Ciro Schunemann, com seus traços abstratos misturados à contemporaneidade, que lembram o Beco do Batman. No ambiente, os arquitetos também inseriram esculturas em gesso de um urso e de um touro, que representam a alta e a baixa do mercado financeiro.

"Fizemos o projeto do GR Bank para uma tribo que se sentia à margem do mercado financeiro, porém, com capacidade de pertencer. Foi levado em consideração o DNA jovem deste coletivo diverso e incluso. Representamos as cores e a arte que materializam uma arquitetura plástica e enérgica. Desde a entrada, as surpresas e as experiências mantêm as pessoas curiosas sobre o que virá depois. Criamos um circuito com pontos instagramáveis, grandes volumes, inserções verdes e espaços de conexão entre as pessoas, com muitos impactos visuais", conta Carlos Andrigo, Sênior Project Designer responsável pelo projeto.

As cores utilizadas carregam mensagens subliminares e não passam despercebidas. “O amarelo mais atuante na parte do operacional simboliza as conquistas, o ouro e o dinheiro. Já o verde nas laterais do escritório traz uma relação com a biofilia e o bem-estar. Por fim, o laranja do banco é uma cor predominante e aparece logo no hall de entrada – local que ainda conta com um painel de led enorme, trazendo informações institucionais, cheios de música, de movimentos e vibrante, assim como o GR Bank é”, complementa Fernando Vidal.

“As mudanças de comportamento profissional e dos hábitos pessoais foram grandes motivadores do projeto do novo escritório. Estamos apostando em uma configuração diferenciada, que permita aos nossos colaboradores e clientes sentirem-se acolhidos como se estivessem em suas casas, em ambientes integrados, flexíveis e modernos”, explica Mateus Davi, CEO do Grupo GR Discovery, do qual a startup GR Bank faz parte.

Veja outros projetos de banco na Galeria da Arquitetura:

Sede do Banco BTG, de Perkins&Will

Banco Pine, de Studio BR Arquitetura & Design

Geração Santander Digital, de Entre Arquitetos e Todos Arquitetura

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Conclusão da obra: 2022
  • Área construída: 1300 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados