> > > Casa Cobogó - Brasília

Casa Cobogó - Brasília

Casa Cobogó - Brasília
Ao assumir os cobogós como protagonistas, loft ganha identidade própria e encanta pela leveza e simplicidade Foto/Imagem:Edgar Cesar

Simples, mas com personalidade

O volume semelhante a um retângulo branco, com linhas retas e adereços em amarelo e madeira, identifica o loft em meio às árvores que cercam o tradicional bairro brasiliense. Trata-se de um projeto do arquiteto Ney Lima, que busca inspiração em referências modernistas, datadas dos anos 1960 e na escola de Bauhaus.

Com linhas retas e cor forte, a residência destoa das construções que configuram a região. No partido, a simplicidade e a personalidade são justamente os pontos que mais encantam no projeto.

Cobogós protagonistas

O partido, com estrutura de concreto, ganha identidade com o uso de cobogós na cor amarela ao longo da fachada. O mesmo elemento é utilizado como muro.

"Os cobogós têm o papel de permitir ventilação no jardim e nas áreas de convivência, ao mesmo tempo em que preservam a privacidade. O design das peças nasceu no escritório de arquitetura DOMO para uma mostra em Brasília e, depois, os cobogós foram reaproveitados na casa", registra o arquiteto Ney Lima.

Ainda em seu exterior, revela-se o uso da madeira de demolição que emoldura as janelas e dá vida à porta principal da residência, conferindo um caráter sustentável ao projeto.

Decoração informal

O programa interior da casa tira proveito de elementos marcantes, como o cimento queimado no piso e os vidros temperados. Já a decoração é um capítulo a parte, com uma mistura de peças de design artesanais e afetivas, além de arranjos informais e coleções pessoais.

“A cozinha integrada ao espaço foi planejada para ser um ponto de encontro da moradora com os amigos. A geladeira, herdada de família, foi restaurada e colorida; ao lado do patchwork de azulejos leva para o ambiente um toque lúdico e descontraído”, ressalta.

Escritório

Ney Lima2 projeto(s)

Local: DF, Brasil
Início do projeto: 2013
Conclusão da obra: 2013
Área construída: 120

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo