> > > Restaurante Manish

Restaurante Manish

Restaurante Manish
Feita de muxarabi geopolímero, a fachada do restaurante Manish é inspirada em moderna composição mediterrânea Foto/Imagem:Pregnolato e Kusuki Estúdio Fotográfico

Arquitetura com pitadas islâmicas

O restaurante árabe Manish foi projetado com estilo contemporâneo e elementos marcantes da arquitetura islâmica. Localizado no Itaim Bibi, em São Paulo, foi organizado com múltiplas configurações de espaços, com varanda, sala de espera e um grande salão para as mesas, que pode ser alterado para ampliação ou redução dos ambientes.

Para fechamento do restaurante o escritório de arquitetura ODVO, responsável pelo projeto, optou pela implantação do ‘muxarabi’ – presente nas construções mediterrâneas. Esse tipo de fachada ou mural com aberturas fecha parcialmente os ambientes, permite pequenos enquadramentos do exterior e oferece banho de sol filtrado pelas árvores da rua, preservando o lado interno.

Piso simples, arabescos e elementos da arte islâmica enfeitam uma grande parede interna com formas geométricas que remetem às flores. O vidro é utilizado nas outras fachadas, oferecendo claridade e o visual da cidade para os clientes.

Um mural como obra de arte

O muxarabi de geopolímero construído no restaurante refere-se à tapeçaria árabe e foi inspirado na moderna composição elaborada pelos arquitetos Howard Ashley, Hisham Al Bakri e Baharuddin Kassim para a Mesquita Nacional da Malásia, construída em 1965. A grande peça conta a história do ladrilho – elemento importante da cultura árabe visto como obra de arte pública – por meio de suas cores e formas.

Escritório

Mínima Arquitetura e Urbanismo3 projeto(s)ODVO Arquitetura e Urbanismo4 projeto(s)

Local: SP,Brasil
Conclusão da obra: 2011
Área construída: 472

Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

SlideshowDesenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidadesfechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo