> > > Casa Bosque da Ribeira

Casa Bosque da Ribeira

Casa Bosque da Ribeira
Totalmente adaptada ao terreno em declive, residência se impõe de maneira singular na paisagem integrando-se à natureza do entorno Foto/Imagem:Jomar Bragança

Abraçada pelo verde

A casa – localizada em um terreno com muito verde no Condomínio Bosque da Ribeira, em Nova Lima (MG) – integra-se à natureza do entorno.

Devido à alta declividade do lote, o cliente quase desistiu da obra. Mas felizmente foi convencido de que, na realidade, era totalmente viável a implantação de uma residência que atendesse às suas necessidades.

De acordo com o arquiteto responsável pelo projeto, Luiz Lanza, sócio-proprietário do escritório Lanza Arquitetos, o local foi muito explorado. “Fiquei encantado com o astral do lote limitado ao fundo pelo estreito riacho, onde uma pequena cachoeira produzia um agradável som de água caindo. Disse a ele que aquilo não era um terreno, mas um paraíso. A inspiração veio quando imaginei os espaços da casa na altura da copa das árvores”, conta.

A inspiração veio quando imaginei os espaços da casa na altura da copa das árvores Luiz Lanza

Destaques na projeção

Foi necessária a criação de arrimos altos e, como explica Lanza, essa foi a maior dificuldade do projeto. “Não queríamos que criassem a sensação de que agredimos o terreno. Os arrimos foram projetados de forma a serem incorporados à vegetação”, explica.

Outro destaque foi a integração dos ambientes com o lote singular, conquistada com as portas e janelas e seus grandes panos de vidro nas aberturas.

Volumetria e programa

O local foi determinante para a concepção formal, e as necessidades programáticas foram o ponto de partida da concepção espacial. “Partimos para uma volumetria bem simples, fechada para a chegada da casa, mas totalmente aberta para a parte traseira – onde se situam os espaços sociais (varandas, deck, piscina), as árvores locais e a mata que se descortina em seguida”, explica Lanza.

Casa Bosque da Ribeira - Abraçada pelo verde
O desafio do projeto foi - com a construção de arrimos - instalar a residência no terreno com grande declividade. Foto: Jomar Bragança

Outro destaque do projeto é o acesso pela ponte coberta. O acesso à garagem se faz por uma rampa que passa sob a ponte coberta e esta, por sua vez, faz a ligação do estacionamento de visitantes com a entrada da casa. “Essa solução espacial já confere uma leitura clara e imediata da residência e estabelece a sua relação com a mata”, detalha.

Projetada para ser totalmente convidativa, a residência conta no nível superior com área social – sala de estar, sala de jantar, cozinha, adega, varanda, vestiários, deck e piscina – dois quartos, garagem e áreas de serviços no nível inferior.

Diferenciais técnicos

De acordo com o arquiteto, optou-se por soluções de iluminação que disfarçassem as luminárias e valorizassem a luz. “Praticamente toda a iluminação é pontual, com as luminárias embutidas no forro”, explica. Além disso, a casa recebeu um projeto de automação para o controle da luz, das cortinas e do som.

Outro diferencial está no projeto paisagístico, que recebeu plantas originárias do local – Mata do Jambreiro. “Isso nos traz a sensação de que o jardim é natural, como se já existisse antes da obra”, pontua Lanza.

Materiais de destaque

As alvenarias com pintura texturizada e os grandes panos de vidro – emoldurados com caixilharia de alumínio – são predominantes no projeto arquitetônico. A residência recebeu o mínimo de variedade de materiais para manter um caráter simples e funcional. “Além da pintura e do vidro, usamos apenas madeira nos pisos da área social e mármore nos banheiros”, conclui.

 

Veja também outros projetos com piscinas de borda infinita, como a Casa AL, do Studio Arthur Casas e a Residência Busca Vida, de André Luque Arquitetura

Fornecedores desta obra

Escritório

Lanza Arquitetos3 projeto(s)

Local: MG, Brasil
Início do projeto: 2006
Conclusão da obra: 2008
Área do terreno: 2.417
Área construída: 790

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo