,
> > > Unimed Grande Florianópolis - Unidade Trindade

Unimed Grande Florianópolis - Unidade Trindade

Unimed Grande Florianópolis - Unidade Trindade
O centro de atendimento médico implantado em edifício já existente tem suas várias funções distribuídas em pavimentos com cores próprias que agilizam fluxo e atendimento Foto/Imagem:Ricardo Pereira

Divisão de múltiplas especialidades

Aquele edifício de conjuntura consolidada instalado na grande Florianópolis, Santa Catarina, daria lugar ao mais completo centro de referência em saúde da Unimed na região, complementando o corpo já formado por unidades no centro e na cidade de Kobrasol, São José – PA Infantil e PA Adulto, respectivamente.

“O desafio da arquitetura era ocupar o programa existente da melhor maneira possível a fim de implantar uma unidade de saúde que cumprisse tanto com as normativas legais da prefeitura e vigilância sanitária, quanto com a funcionalidade do estabelecimento”, registra a equipe da Idein - Ideia + Desenvolvimento Arquitetura.

Funções separadas por pavimentos e cores

Marcado por um centro de atendimento com múltiplas especialidades, o projeto distribui os serviços ao longo dos sete pavimentos do edifício. Assim, o térreo e o primeiro andar recebem o Pronto Atendimento; as Áreas de Acesso Comum tomam o plano de cima; já os setores de Diagnóstico por Imagem, Consultórios, Laboratórios, Serviços de Aplicação de Medicamentos e Áreas Administrativas completam do terceiro ao último andar.

Essa divisão, aliada a um trabalho de identificação visual composta por cores distintas e especificadas, permitirá maior agilidade no atendimento e no fluxo dos clientes.

“As cores realmente são o grande ponto referencial do apelo visual do projeto, bem como as especialidades separadas em pavimentos; cada um tem definição própria de cor que conduz o usuário ao serviço desejado com maior facilidade”, explica.

Brise frontal: estética que resolve a insolação direta

O projeto preservou os elementos que já estavam no edifício como os acabamentos em gesso, alumínio e cerâmica. Mesmo assim, precisou fazer pequena intervenção para diminuir o direcionamento da luz solar em determinados espaços.

“A questão da iluminação foi muito abordada, uma vez que a fachada frontal em glassing interferia na funcionalidade das atividades que estavam naquela posição. Assim, surgiu a ideia da inserção de um brise frontal que confere unidade à fachada e, principalmente, resolve o problema da insolação direta”, afirma.

Produtos utilizados nesta obra

Sistema Placostil®

Placo

Placa Drywall Resistente à Umidade - Placa RU

Placo

Fornecedores desta obra

Revestimentos

Forbo

Escritório

Idein6 projeto(s)

Local: SC,Brasil
Início do projeto: 2011
Conclusão da obra: 2012
Área do terreno: 2.938
Área construída: 10.336

Tipo de obra:
Hospitais
Tipologia:
Saúde

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo