,
> > > Casa Dom Viçoso

Casa Dom Viçoso

Casa Dom Viçoso
No terreno acidentado, a casa de fazenda integra-se à topografia e à natureza por meio de soluções e materiais simples e econômicos Foto/Imagem:Nelson Kon

Casa mineira

A paisagem acidentada da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, serviu de palco para a residência de 240 m² localizada em Dom Viçoso, numa centenária fazenda de café. O projeto, de autoria do escritório Brasil Arquitetura, tirou partido de materiais simples, tais como pedras, tijolos de alvenaria, concreto e vidro.

As sapatas corridas em concreto funcionam como contenção onde há desnível Felipe Zene De acordo com o arquiteto Felipe Zene foram projetadas sapatas corridas em concreto devido ao terreno irregular. “Elas funcionam como contenção onde há desnível. O muro de pedras extrapola a função de segurança e limite, servindo para terraplanagem do solo”, explica o profissional.

As paredes de alvenaria de tijolos maciços receberam uma simples pintura com tinta à base de cal, enquanto a laje de concreto armado ganhou cobertura verde. “Essa solução proporciona ótima inércia térmica, colaborando para o conforto ambiental”, completa Zene.


Casa Dom Viçoso - Casa mineira
O muro de pedras delimita o pátioFoto: Nelson Kon

Casa para toda a família

A construção é dividida em dois blocos com tamanhos e funções diferentes, interligados por uma passarela envidraçada que une as duas caixas. Sala de estar, jantar, cozinha e espaço de convívio coletivo se encontram no primeiro volume, enquanto os quartos ficam no segundo. “A separação entre área social e íntima, feita a partir de dois blocos independentes, funciona porque durante as reuniões familiares na sala e nas áreas de lazer, quem estiver no quarto não será incomodado”, completa o arquiteto.

A farta incidência de luz solar no período da manhã é outro diferencial. Orientadas para a face A cobertura verde proporciona ótima inércia térmica, colaborando para o conforto ambientalFelipe Zene nordeste, as janelas dos quartos e a abertura principal da sala são banhadas diariamente pela luz natural. A varanda desse espaço é protegida por lajes sustentadas por troncos de madeira, criando uma área privativa para a família, como se fosse uma praça interna.

Interiores

A base da decoração é tipicamente de fazenda e utiliza elementos como fogão à lenha, utensílios da cozinha pendurados no teto, móveis de madeira, lareira e ladrilho hidráulico. Revitalizado há pouco tempo, o décor recebeu móveis contemporâneos, com linhas retas, porém, fiéis à sensação de aconchego original.

“Mesmo com a inovação no layout da casa, ela continua recebendo a família com todo o charme de uma residência no interior”, garante Zene.

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo