Em vez de uma construção vertical, fechada, com ar-condicionado central e lojas abertas para corredores, o Shopping Parque Serramar oferece um espaço aberto e integrado à natureza. O novo conceito é alinhado à localização do empreendimento: a praia de Caraguatatuba, no litoral Norte de São Paulo, na rodovia que liga a cidade à vizinha São Sebastião.
A 600 metros do mar, o complexo horizontal tem, aproximadamente, 20,3 mil m² de área bruta locável (ABL), 100 lojas – entre âncoras, megalojas e lojas satélites (comércios menores) –, além de hipermercado, praça de alimentação, quatro salas de cinema e mil vagas para estacionamento.
O projeto é do escritório Aflalo & Gasperini Arquitetos, que investiu no emprego de um material singular para um grande centro de lazer e compras: o bambu. “Nos corredores, usamos brises de bambu com 4,35 m de profundidade e 2,5 cm de diâmetro sobre uma aba de concreto para sombrear e proteger as áreas de circulação”, declara Roberto Aflalo.
De cor amendoada, o bambu, permite a retenção de calor, tornando o espaço mais confortável, despojado e aconchegante, dialogando com a atmosfera praiana.
A praça de alimentação, por sua vez, é posicionada de frente para o rio, tendo à sua frente um deque de madeira que faz as vezes de um mirante para contemplar a visão da serra.
Escritório
Termos mais buscados