Retrofit mantém a essência de prédio tombado, construído na década de 1930, mas incorpora novo layout, infraestrutura moderna e projeto luminotécnico a alguns andares, oferecendo mais qualidade de vida aos funcionários | Foto/imagem: Ana Mello

A construção data de 1930 e tem projeto do arquiteto húngaro William Fillinger. Hoje é tombada pelo Patrimônio Histórico | Foto/imagem: Ana Mello

A reforma feita pelo arquiteto Paulo Lisboa abrange os cinco últimos andares e o oitavo pavimento da construção | Foto/imagem: Ana Mello

Boa parte das estações de trabalho foi reaproveitada | Foto/imagem: Ana Mello

Cada pavimento é diferente do outro. Ora muda a distribuição das janelas, ora aumenta ou diminui o número de pessoas a ocupar o ambiente, interferindo diretamente no layout | Foto/imagem: Ana Mello

A dimensão das estações de trabalho segue o tipo de atividade desenvolvida pelo funcionário | Foto/imagem: Ana Mello

Poucas e transparentes divisórias favorecem a integração entre os funcionários e o fluxo de informações no dia a dia | Foto/imagem: Ana Mello

O arquiteto e designer Fábio Falanghe desenvolveu luminárias a partir de uma série de ensaios e medições ideais para um ambiente de trabalho | Foto/imagem: Ana Mello

Foram feitas diversas intervenções para melhorar as condições de uso de um edifício: o retrofit | Foto/imagem: Ana Mello

Para manter o conforto térmico, os andares dependem de ventiladores, do pé-direito alto, que facilita a circulação do ar, e do abre-e-fecha diário das grandes janelas | Foto/imagem: Ana Mello

Informatização, transparência, flexibilidade e produtividade são algumas das exigências cumpridas no retrofit | Foto/imagem: Ana Mello

Pé-direito com 3,70 m, amplas janelas com esquadrias de madeira pinho-de-riga e escadarias revestidas de mármore carrara denunciam o glamour vivido pelo Martinelli nos anos 1930 | Foto/imagem: Ana Mello

Aproximadamente 600 funcionários da Secretaria de Licenciamento foram acomodados no novo espaço | Foto/imagem: Ana Mello

O projeto destacou a arquitetura do prédio por meio de luzes indiretas que refletem as vigas aparentes | Foto/imagem: Ana Mello

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Edifício Martinelli