![](/Img/projeto/SF1/858/sescsorocaba472.jpg)
De longe, a ponte estaiada em dois níveis, projetada pelo arquiteto Sergio Teperman, marca na região a presença do Sesc, cuja arquitetura remete ao mestre do modernismo Alvar Aalto | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman![](/img/icone-compartilhar-2.png)
![](/Img/projeto/SF1/858/sescsorocaba4810.jpg)
A arquitetura moderna do Sesc Sorocaba tornou-se um ícone na região | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman![](/img/icone-compartilhar-2.png)
![](/Img/projeto/SF1/858/sescsorocaba4812.jpg)
Traços característicos da obra de Alvar Aalto, o arquiteto finlandês modernista, podem ser reconhecidos nas fachadas externas revestidas com tijolos cerâmicos avermelhados | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman![](/img/icone-compartilhar-2.png)
![](/Img/projeto/SF1/858/sescsorocaba4914.jpg)
Dois blocos interligados por uma imponente ponte estaiada marcam a identidade do edifício que mudou a paisagem local | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman![](/img/icone-compartilhar-2.png)
![](/Img/projeto/SF1/858/sescsorocaba4916.jpg)
Grandes empenas cegas e chanfros nas fachadas denunciam a planta interna irregular | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman![](/img/icone-compartilhar-2.png)
![](/Img/projeto/SF1/858/sescsorocaba5018.jpg)
Na área da piscina foi usado piso de granito polido | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman![](/img/icone-compartilhar-2.png)
![](/Img/projeto/SF1/858/sescsorocaba5020.jpg)
A área de lazer com piscinas e playground pode ser transposta pela passarela | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman![](/img/icone-compartilhar-2.png)
![](/Img/projeto/SF1/858/sescsorocaba5122.jpg)
Com a ponte, os edifícios se interpenetram, melhorando a circulação | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman![](/img/icone-compartilhar-2.png)
![](/Img/projeto/SF1/858/sescsorocaba5124.jpg)
A passarela metálica tem cabos de aço que a interligam ao passeio térreo | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman![](/img/icone-compartilhar-2.png)
![](/Img/projeto/SF1/858/sescsorocaba5226.jpg)
A ponte estaiada tem dois níveis, é metálica e apenas a torre de apoio no meio é de concreto | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman![](/img/icone-compartilhar-2.png)
![](/Img/projeto/SF1/858/sescsorocaba5428.jpg)
Na ponte, o guarda-corpo é de vidro e o piso é revestido de tijolos vermelhos que seguem até o interior dos edifícios | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman![](/img/icone-compartilhar-2.png)
![](/Img/projeto/SF1/858/sescsorocaba343.jpg)
Escadarias internas e externas conectam os pavimentos dos edifícios | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman![](/img/icone-compartilhar-2.png)
![](/Img/projeto/SF1/858/sescsorocaba345.jpg)
Tanto as fachadas quanto as paredes externas receberam tijolos aparentes vermelhos | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman![](/img/icone-compartilhar-2.png)
![](/Img/projeto/SF1/858/sescsorocaba357.jpg)
O andar inferior da passarela liga o pavimento principal de convivência à entrada do ginásio. O superior conecta o andar de odontologia às salas de condicionamento do prédio do ginásio | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman![](/img/icone-compartilhar-2.png)
![](/Img/projeto/SF1/858/sescsorocaba379.jpg)
O mastro central da passarela tem 31 metros | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman![](/img/icone-compartilhar-2.png)
![](/Img/projeto/SF1/858/sescsorocaba3711.jpg)
No átrio, as formas retas dão lugar a linhas orgânicas características da obra do arquiteto Alvar Aalto | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman![](/img/icone-compartilhar-2.png)
![](/Img/projeto/SF1/858/sescsorocaba3813.jpg)
A cobertura chama a atenção por ser formada por seis pirâmides de vidro com tratamento térmico. Assim a luz natural entra sem reservas, iluminando todos os ambientes, sem aquecê-los em demasia | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman![](/img/icone-compartilhar-2.png)
![](/Img/projeto/SF1/858/sescsorocaba3815.jpg)
O bem-estar e a qualidade de vida do homem começam no vasto e complexo programa de lazer, cultura e serviços do projeto, que abrange também ginásio de esportes e atividades correlacionadas | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman![](/img/icone-compartilhar-2.png)
![](/Img/projeto/SF1/858/sescsorocaba3817.jpg)
Na sala de ginástica, as janelas envidraçadas deixam a luz entrar com abundância, já o forro com placas de gesso acartonado ajuda na acústica | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman![](/img/icone-compartilhar-2.png)
![](/Img/projeto/SF1/858/sescsorocaba3919.jpg)
O jardim interno encontra-se logo atrás das janelas envidraçadas | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman![](/img/icone-compartilhar-2.png)
![](/Img/projeto/SF1/858/sescsorocaba3921.jpg)
Foram usadas tonalidades diferentes de cerâmica no piso com o objetivo de destacar os caminhos que facilitam a circulação dos usuários | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman![](/img/icone-compartilhar-2.png)
![](/Img/projeto/SF1/858/sescsorocaba3923.jpg)
A arquitetura dos prédios permite total visibilidade do que acontece, integrando as pessoas que deixam de ser meras espectadoras | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman![](/img/icone-compartilhar-2.png)
![](/Img/projeto/SF1/858/sescsorocaba4025.jpg)
Esculturas do artista plástico pernambucano Francisco Brenand fizeram parte de uma das mostras que aconteceu no Sesc | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman![](/img/icone-compartilhar-2.png)
![](/Img/projeto/SF1/858/sescsorocaba4027.jpg)
O átrio central percorre todos os andares e permite enxergar o que há em cada um deles, diferente de um shopping, no qual só se vê o corredor e não as lojas | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman![](/img/icone-compartilhar-2.png)
![](/Img/projeto/SF1/858/sescsorocaba4129.jpg)
O anfiteatro lembra o mesmo espaço projetado pelo arquiteto Alvar Aalto no Instituto de Tecnologia, em Helsinque, capital da Finlândia | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman![](/img/icone-compartilhar-2.png)
![](/Img/projeto/SF1/858/sescsorocaba4131.jpg)
O anfiteatro surge de repente ao se abrir uma das portas do pátio do edifício | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman![](/img/icone-compartilhar-2.png)