Um antigo casarão, construído em meados dos anos 1940/50, foi restaurado e incorporado a elementos construtivos com traços mais modernos | Foto/imagem: Pedro Vannucchi
Nos fundos do lote, um jardim se apresenta com uma grande árvore, cuja copa avança para dentro das salas da escola | Foto/imagem: Pedro Vannucchi
Para oferecer diversas experiências às crianças da Escola do Bairro, o Agrau arquitetura brincou com espaços ao ar livre, cobertos, avarandados, transparentes e vazados | Foto/imagem: Pedro Vannucchi
Junto à antiga casa, anexou-se uma torre alongada com pequenas aberturas geométricas que aguçam a curiosidade dos alunos. Em seguida, instalou-se uma marquise; depois um novo volume com cobertura metálica e os mesmo vazios geométricos | Foto/imagem: Pedro Vannucchi
O anexo utiliza transparências e elementos vazados, além de desfrutar de varandas e pátios ora cobertos, ora ao ar livre | Foto/imagem: Pedro Vannucchi
Portas de correr de vidro reforçam a idea de integração do projeto | Foto/imagem: Pedro Vannucchi
Mesmo dentro da sala, as crianças não perdem o contato com o exterior | Foto/imagem: Pedro Vannucchi
Além de mais salas de atividades, o programa da Escola do Bairro abrigou cozinha, refeitório, sanitários, áreas de serviço e administração | Foto/imagem: Pedro Vannucchi
Diferentes pisos determinam os usos para atividades secas e molhadas | Foto/imagem: Pedro Vannucchi
O mobiliário específico ajuda no desenvolvimento das crianças | Foto/imagem: Pedro Vannucchi
Portas e janelas não mudaram de lugar, mas foram ampliadas para intensificar o contato dos alunos com o ambiente externo | Foto/imagem: Pedro Vannucchi
| Foto/imagem: Pedro Vannucchi
Duas coberturas metálicas determinam os espaços vazios cobertos | Foto/imagem: Pedro Vannucchi
| Foto/imagem: Pedro Vannucchi
Mesmo coberto, o pátio externo possui amplo pé-direito, que reforça a sensação de estar do lado de fora | Foto/imagem: Pedro Vannucchi
| Foto/imagem: Pedro Vannucchi
Varandas se projetam para além do anexo | Foto/imagem: Pedro Vannucchi
A marquise organiza os fluxos e os espaços vazios da Escola do Bairro | Foto/imagem: Pedro Vannucchi
As aberturas geométricas marcam os outros conjuntos | Foto/imagem: Pedro Vannucchi