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Com estrutura elevada, a Estação Bonocô do Metrô de Salvador elimina barreiras entre o entorno, tornando-se um mirante para os seus frequentadores | Foto/imagem: Nelson Kon![](/img/icone-compartilhar-2.png)
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A estação é elevada sobre o canteiro central da Avenida Mário Leal Ferreira, popularmente conhecida por Avenida Bonocô, em Salvador (BA) | Foto/imagem: Nelson Kon![](/img/icone-compartilhar-2.png)
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O projeto é de autoria do escritório Fernandes Arquitetos Associados | Foto/imagem: Nelson Kon![](/img/icone-compartilhar-2.png)
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A construção segue a diretriz da prefeitura da cidade, de manter um gabarito livre mínimo de 5,50 m entre o solo e a estação | Foto/imagem: Nelson Kon![](/img/icone-compartilhar-2.png)
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As estações de metrô comuns são enterradas no solo, mas o vão livre da Bonocô dribla esse conceito estrutural | Foto/imagem: Nelson Kon![](/img/icone-compartilhar-2.png)
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A estação possui visão livre para quem está do lado de dentro, assim o usuário não se sente “aprisionado” na plataforma enquanto espera pelo metrô | Foto/imagem: Nelson Kon![](/img/icone-compartilhar-2.png)
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O programa cria uma forma de compactar ao máximo todas as armações, permitindo que o suporte seja garantido apenas pelos pórticos principais, sem a necessidade de novos apoios | Foto/imagem: Nelson Kon![](/img/icone-compartilhar-2.png)
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A estrutura de sustentação da cobertura do fechamento da estação é metálica, e toda a estrutura de pilares, vigas e lajes é de concreto | Foto/imagem: Nelson Kon![](/img/icone-compartilhar-2.png)
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O revestimento em vidro facilita a visualização, ao mesmo tempo em que garante a entrada de luz natural, gerando mais conforto do lado de dentro da estação | Foto/imagem: Nelson Kon![](/img/icone-compartilhar-2.png)
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No espaço do vão livre, será possível realizar intervenções urbanísticas, eventos sociais, uma área de lazer, um corredor de ônibus e até a expansão da via | Foto/imagem: Nelson Kon![](/img/icone-compartilhar-2.png)
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O acesso ao mezanino de distribuição é feito pelas escadas e elevadores | Foto/imagem: Nelson Kon![](/img/icone-compartilhar-2.png)
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| Foto/imagem: Nelson Kon![](/img/icone-compartilhar-2.png)
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O intuito foi criar uma estrutura que fosse o mais leve possível, para não causar grande impacto visual | Foto/imagem: Nelson Kon![](/img/icone-compartilhar-2.png)
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| Foto/imagem: Nelson Kon![](/img/icone-compartilhar-2.png)
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| Foto/imagem: Nelson Kon![](/img/icone-compartilhar-2.png)