Localizada em Lousada, nome que deu origem ao projeto, em Portugal, a escola integra um programa governamental liderado pela empresa Parque Escolar EPE | Foto/imagem: José Campos
| Foto/imagem: Hugo Carvalho Araújo
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O paisagismo cria uma vegetação em volta do edifício, que dá continuidade às zonas verdes existentes e às áreas agrícolas | Foto/imagem: José Campos
A Escola Secundária de Lousada foi desenvolvida com o objetivo de ser um modelo para a região, por isso, os arquitetos do escritório Carvalho Araújo Arquitetura se preocuparam em evidenciar no projeto a imagem que ela deveria transmitir | Foto/imagem: José Campos
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Os arquitetos se preocuparam com a evolução de uma escola inserida em um contexto urbano | Foto/imagem: José Campos
Na reforma, o escritório interviu nas estruturas existentes e incorporou no conjunto parte dessas construções | Foto/imagem: José Campos
A escola foi desenvolvida para transmitir suas características mais relevantes | Foto/imagem: José Campos
| Foto/imagem: Hugo Carvalho Araújo
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Para usar a iluminação natural, os arquitetos utilizaram sensores que medem a luz diurna para ajustar de acordo com as necessidades | Foto/imagem: José Campos
A escola possui uma praça rodeada de edifícios e jardins | Foto/imagem: José Campos
O projeto transpõe os limites da pele metálica que entra por entre os pátios | Foto/imagem: José Campos
Uma ‘pele’ unifica o conjunto, criando um edifício mais horizontal | Foto/imagem: José Campos
A escola possui um sistema de gestão técnica totalmente centralizada que controla desde a ventilação até o aquecimento | Foto/imagem: José Campos
Paralelamente, os sistemas de automação são integrados aos painéis fotovoltaicos e solares | Foto/imagem: José Campos
A escola enfatiza a ideia de abrir para a comunidade e reforça o seu carácter institucional | Foto/imagem: José Campos
Há transição entre os ambientes, principalmente, entre os espaços comuns que assumem uma linguagem muito semelhante ao exterior | Foto/imagem: José Campos
A área interna do projeto possui materiais mais duros e revestimentos metálicos | Foto/imagem: José Campos
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| Foto/imagem: Hugo Carvalho Araújo
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A iluminação artificial foi usada sobretudo nas salas de aula | Foto/imagem: José Campos
As salas de aula são mais luminosas e com materiais mais quentes | Foto/imagem: José Campos
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