Mais que uma simples livraria, o projeto encabeçado pelo Studio Arthur Casas revela um espaço de meditação, leitura e lazer, projetado como se fosse uma praça | Foto/imagem: Fernando Guerra

O projeto conta com uma arquitetura simples e convidativa, de quem espera, literalmente, perder-se entre os livros e elevar o espírito | Foto/imagem: Fernando Guerra

O grande objetivo do projeto foi organizar milhares de informações sem criar um percurso monótono, e sim espaços aconchegantes que incitam as pessoas a permanecer, ler e interagir | Foto/imagem: Fernando Guerra

Localizada no Rio de Janeiro, a loja possui espaços que inspiram o percurso, convidando os clientes a descobrir todos os andares da loja e as diferentes seções | Foto/imagem: Fernando Guerra

A livraria ocupa quatro andares, nos quais o visitante entra por um espaço com pé-direito duplo, no qual estantes e expositores parecem levitar para dar destaques aos livros e objetos | Foto/imagem: Fernando Guerra

Prateleiras suspensas por trilhos correm por entre as seções, trazendo maior flexibilidade na configuração do layout | Foto/imagem: Fernando Guerra

O piso de cerâmica foi escolhido e desenvolvido especialmente para a Saraiva e acentua o efeito da iluminação, conferindo leveza à loja | Foto/imagem: Fernando Guerra

A madeira, presente em todos os espaços, é o pano de fundo ideal para a variedade de cores e texturas dos objetos e, apesar de neutra, traz calor e conforto | Foto/imagem: Fernando Guerra

A loja possui materiais aconchegantes, com amplo uso da madeira | Foto/imagem: Fernando Guerra

A iluminação é o destaque, por conciliar espaços de conforto e concentração com a leitura clara dos títulos e a exposição da grande variedade de itens da livraria | Foto/imagem: Fernando Guerra

As exposições das obras foram pensadas para que uma não prevalecesse diante das demais | Foto/imagem: Fernando Guerra

Os olhos do visitante percorrem diferentes alturas, com espaços ocupados por objetos que remetem a diferentes temas | Foto/imagem: Fernando Guerra

As seções literárias gerais e especializadas concentram-se no térreo e no mezanino | Foto/imagem: Fernando Guerra

Poltronas e pufes permeiam os percursos da livraria, em um misto de exposição com um pouco da história de design do escritório e um convite para que os leitores, concentrados ou esparramados, esqueçam-se do tempo | Foto/imagem: Fernando Guerra

Madeira e cerâmica predominam no projeto | Foto/imagem: Fernando Guerra

O espaço multimídia, o café, o auditório e o espaço infantil estão localizados no subsolo. Tons de cinza permitem destacar as novas mídias e expositores orgânicos adaptam-se melhor à interação com os diversos suportes | Foto/imagem: Fernando Guerra

No espaço infantil, a neutralidade do resto da livraria é rompida com uma rampa orgânica multicolorida, que convida as crianças a percorrer os livros de forma dinâmica | Foto/imagem: Fernando Guerra

Os nichos superiores são uma interpretação lúdica do vocabulário empregado nas outras seções, criando um mundo à parte | Foto/imagem: Fernando Guerra

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Livraria Saraiva