Além de interligar uma importante avenida à estação de metrô, a passarela construída com imponentes arcos estruturais redefine a paisagem local, sendo capaz de contemplar a cidade e ser contemplada | Foto/imagem: Nelson Kon

Sobre a via, a passarela metálica tem quase 140 metros e é composta por três pares de estruturas em arco, que a sustentam através de tirantes | Foto/imagem: Nelson Kon

Os dois primeiros pares de arcos vencem cada um, sobre a avenida e o canal do Mangue, um vão de 90 m. O terceiro, mais ao norte, cruza um vão de 40 metros sobre a via férrea | Foto/imagem: Nelson Kon

O partido arquitetônico escolhido evita a perda de área com estrutura. A solução cria um mezanino atirantado aos arcos metálicos estruturais | Foto/imagem: Nelson Kon

Um dos grandes desafios do projeto foi implantar a estação em uma área de densa malha ferroviária | Foto/imagem: Nelson Kon

A vista da cidade pode ser contemplada pela abóbada da estação em estrutura metálica, apoiada próxima ao muro que separa o metrô do terreno da Rede Ferroviária Federal | Foto/imagem: Nelson Kon

O material e a forma das estruturas foram escolhidos para vencer grandes vãos sem interferir no dia a dia da avenida | Foto/imagem: Nelson Kon

No período das obras, os impactos no local foram minimizados ao máximo. E o tempo e tamanho do canteiro de obras também, uma vez que as peças foram usinadas e pré-pintadas | Foto/imagem: Nelson Kon

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Estação Cidade Nova e Passarela de Pedestres