Canal de contato direto com a

 
Site Telefone
00-08007284376-8184
    Ver todas as matérias

    Refúgio protegido pelo vidro

    O vidro de proteção solar para residências Habitat by Cebrace foi fundamental no projeto Casa Verde, suíte especial do luxuoso Felissimo Exclusive Hotel

    Redação Galeria da Arquitetura

    Interior da Casa Verde, no Felissimo Exclusive Hotel
    A alta transparência favoreceu a integração com a natureza (Foto: Leonardo Finotti)

    Apenas 500 metros distante da Praia dos Amores, em Balneário Camboriú (SC), o luxuoso Felissimo Exclusive Hotel tem uma suíte especial considerada um verdadeiro refúgio. Concebido pelo arquiteto Jobim Carlevaro, o espaço privativo de 120 m² é chamado de Casa Verde. Projetada de maneira criativa, a suíte apresenta conceito cubista, fechamentos em madeira e fachada envidraçada que cria conexões com a natureza local. A construção do quarto foi ideia de Terence Schauffert, diretor e proprietário do empreendimento. Defensor das boas práticas de sustentabilidade na hotelaria, mas sem deixar de lado a alta tecnologia e o conforto, ele gosta de intitular o ambiente inovador de “Casa do Futuro”.

    O projeto, que recebeu R$ 1,2 milhão em investimento e levou um ano para ser executado, contou com o apoio de importantes parceiros como a Cebrace. A empresa forneceu o vidro de proteção solar para residências Habitat by Cebrace, solução aplicada na fachada da Casa Verde. Os produtos da linha Habitat têm capacidade de barrar em até 70% a entrada do calor e 99% dos raios UV (quando laminado), contribuindo assim para a eficiência energética e o conforto térmico do ambiente. Na suíte especial foi usada a versão Habitat Neutro Incolor, que tem alta transparência e favoreceu a integração com a paisagem exuberante do entorno. Além disso, os vidros são laminados para aprimorar a segurança (em caso de quebra os cacos ficam retidos na película).

    Fachada da Casa Verde, no Felissimo Exclusive Hotel
    O produto foi empregado na fachada da Casa Verde (Foto: Leonardo Finotti)

    “Temos vários benefícios aliados: conforto térmico, segurança, redução do consumo de energia e, ainda, um design diferenciado”, enumera Patricia Spinosa, gerente da Rede Habitat, indicando como grande vantagem a redução na necessidade do ar-condicionado e da iluminação artificial. “Os modelos Habitat envolvem nanotecnologia e recebem camadas de óxidos metálicos, como titânio e níquel, que ajudam a reduzir a temperatura interna em até 10°C, o que torna o produto essencial para obras como essa”, completa.

    Os vidros Habitat eliminam, ainda, a demanda por cortinas, pois o aproveitamento da luminosidade natural é maior. Diferentemente das películas ou insulfilmes, o produto possui camadas de proteção que elevam sua durabilidade e performance.

    Para Terence Schauffert, a parceria com a Cebrace foi fundamental para alcançar a proposta principal do projeto de unir sustentabilidade e conforto: “A Cebrace nos deu uma atenção especial desde o início e me apresentou a maravilhosa linha Habitat com proteção solar e design diferenciado. Com esse vidro, a temperatura da casa diminui na mesma proporção que o consumo de energia”, comemora o diretor do hotel.

    Agora, com o apoio técnico da Petinelli, consultoria especializada em construções sustentáveis, a Casa Verde pretende conquistar a certificação LEED EB O&M, (Operação e Manutenção de Edifícios Existentes).

    Interior da Casa Verde, no Felissimo Exclusive Hotel
    A solução da Cebrace tem capacidade de barrar 70% do calor (Foto: Leonardo Finotti)
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo