A Ecophon - marca do Grupo Saint-Gobain - oferece ao mercado soluções acústicas completas que aliam design e alta performance. São forros, nuvens, baffles, revestimentos e painéis ideais para projetos nas áreas da saúde, educação, corporativa, entre outros.

Canal de contato direto com a

Site Telefone
11-993572358-
    Ver todas as matérias

    Forros e placas da OWA compõem auditórios e salas de aeroporto

    O forro mineral Bolero, a placa SONEX Illtec e os painéis Nexacustic foram usados no Terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos, garantindo estética e conforto acústico

    teatro-do-colegio-miguel-de-cervantes-internoOs forros e placas acústicas da OWA SONEX garantiram estética e conforto acústico aos ambientes do aeroporto (foto: divulgação/Fernandes Arquitetos)

    O Aeroporto Internacional de Guarulhos fica localizado na região metropolitana de São Paulo. É considerado o maior do País e o mais movimentado da América Latina (em 2017, foram 37,7 milhões de passageiros). Em 2014, além do Terminal 2 (antigos terminais 1 e 2), o complexo ganhou dois auditórios e novas salas de tradução, som e controle.

    Esses auditórios têm usos distintos. Um está localizado na ponta da “Asa B” e é destinado a eventos culturais, operacionais ou de gestão de crise. O outro se encontra na ponta da “Asa E”, sendo aproveitado para atividades internas.

    teatro-do-colegio-miguel-de-cervantes-internoForam utilizados 18 m² do painel Nexacustic 8 e 114 m² de painel Nexacustic 32 (foto: divulgação/Fernandes Arquitetos)

    DESAFIO

    Além dos ambientes de circulação dos passageiros, os auditórios e as salas de tradução, som e controle passaram por uma grande revitalização para se enquadrarem ao padrão estético e acústico do Terminal 2 – inspirado na estrutura dos melhores aeroportos do mundo. Por isso, foi necessário encontrar forros e painéis que equalizassem os sons, absorvessem os ruídos e proporcionassem um acabamento contemporâneo e elegante.

    SOLUÇÃO

    A reforma ficou sob responsabilidade do escritório Fernandes Arquitetos, que contou com a parceria da OWA SONEX para o tratamento acústico dos ambientes. Para isso, foram utilizados cerca de 94 m² do forro mineral Bolero, 220 m² da placa acústica SONEX Illtec Plano, 18 m² do painel Nexacustic IG 8 e 114 m² do painel Nexacustic IG 32.

    Devido ao elevado coeficiente de absorção sonora (NRC 0,90), o forro mineral Bolero foi a solução ideal para as salas de tradução, som e controle do auditório. Disponível também na cor preta – uma exigência das áreas de controle –, o produto se destacou pelo acabamento. O modelo escolhido deixa o perfil semioculto, mantém sua característica removível e alia design e funcionalidade.

    Já a placa acústica SONEX Illtec Plano foi a melhor opção para os auditórios. Além do ótimo desempenho acústico, destacou-se pela versatilidade, pois foi fornecida em várias cores, texturas e modulações que permitiram sua adequação ao estilo decorativo desejado pelo escritório.

    Por fim, os painéis Nexacustic IG 8 e 32 foram utilizados nas paredes desses auditórios. Os dois modelos garantiram alto desempenho acústico e contribuíram para tornar o ambiente requintado e acolhedor, visto que possuem design diferenciado.

    teatro-do-colegio-miguel-de-cervantes-internoAs soluções da OWA SONEX também atenderam às necessidades estéticas do projeto (foto: divulgação/Fernandes Arquitetos)

    DESCRIÇÃO DO PRODUTO

    Os painéis Nexacustic IG são recomendados para tetos e paredes. Capazes de formar superfícies planas e curvas, se destacam pelo design diferenciado e sistema exclusivo de fixação, que garante um visual contínuo. Fabricados com MDF ignífugo, são resistentes ao fogo: Classe IIA – IT 10 (MDF Ignífugo).

    O forro mineral Bolero é indicado para áreas administrativas, instituições de ensino, hospitais, edifícios comerciais, aeroportos etc. A solução possui uma superfície lisa delicadamente texturizada e boa absorção sonora (NRC até 0,90). Além disso, é resistente ao fogo, pode ser reciclado e contribui com diversos créditos para Certificação LEED.

    A placa acústica Sonex Illtec é ideal para ambientes que necessitam de bom desempenho acústico sem abrir mão da estética. Está disponível em diversas cores, texturas e modulações, adequando-se a qualquer tipo de projeto. Além disso, é fácil de instalar: pode ser colada diretamente sobre o teto ou parede.

    Descrição da Obra
    Local: Guarulhos (SP)
    Data: Início: 2015 | Término: abril de 2017
    Escritório de arquitetura: Fernandes Arquitetos Associados
    Fornecedor: OWA Sonex
    Produtos: Forro mineral Bolero, Placa acústica SONEX Illtec plano, Painel Nexacustic 8 e Nexacustic 32

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo