A Ecophon - marca do Grupo Saint-Gobain - oferece ao mercado soluções acústicas completas que aliam design e alta performance. São forros, nuvens, baffles, revestimentos e painéis ideais para projetos nas áreas da saúde, educação, corporativa, entre outros.

Canal de contato direto com a

Site Telefone
11-993572358-
    Ver todas as matérias

    Forros especiais OWA garantem conforto acústico e requinte em hotel

    Mais de 1,7 mil m² de forros acústicos fornecidos pela empresa OWA Sonex foram utilizados no Palácio Tangará, proporcionando alto desempenho e design diferenciado

    Redação Galeria da Arquitetura

    lounge-bar-palacio-tangaraLounge e bar do Palácio Tangará, assinado pela arquiteta Patricia Anastassiadis, que especificou o forro mineral OWAplan (foto: Ruy Teixeira)

    Cercado pelo Parque Burle Marx, na zona sul de São Paulo, o Palácio Tangará abriga o primeiro empreendimento da rede hoteleira Oetker Collection na América Latina. O antigo casarão passou por uma revitalização arquitetônica nos ambientes externos e internos, compondo um novo programa formado por 141 apartamentos, 59 suítes (todas com vista para o parque), 9 salas funcionais, salão de festas para 530 pessoas, restaurante, spa, área fitness, espaço kids, piscinas e outras instalações.

    DESAFIO

    O projeto de interiores das áreas comuns e sociais ficou sob responsabilidade da arquiteta Patricia Anastassiadis, titular do escritório de mesmo nome. A reformulação dos espaços pediu materiais sofisticados, modernos e de longa vida útil. No que diz respeito ao tratamento acústico, esses requisitos precisavam estar presentes em um tipo de forro que oferecesse bom desempenho e padrão estético compatível com o projeto.

    restaurante-palacio-tangaraO restaurante do Palácio Tangará recebeu o forro mineral OWAPlan. Compatível com as normas internacionais, a solução garantiu conforto acústico adequado para conversação e músicas (foto: Ruy Teixeira)

    SOLUÇÕES

    Para atender as exigências da obra, o projeto optou pelos forros acústicos da OWA Sonex. De acordo com Anastassiadis, “os produtos da empresa oferecem várias opções de acabamento e excelentes propriedades acústicas”. No total, foram utilizados cerca de 1,4 mil m² do forro mineral OWAPlan e 230 m² do modelo Bolero System S9b, além de 200 m² do modelo Sandila.

    ballroom-palacio-tangaraO ballroom do Palácio Tangará recebeu o forro mineral OWAPlan em cor especial para garantir conforto acústico e design compatível com os requisitos do projeto (foto: Ruy Teixeira)

    Com aspecto continuo e textura suave, o OWAPlan foi instalado nas áreas mais nobres do hotel, como recepção, lounge, café, restaurante, ballroom, área fitness e spa. Além do ótimo desempenho acústico, com absorção de até 80% na faixa de voz, ele se destacou por garantir proteção contra o fogo. A solução possui, ainda, propriedades sustentáveis, sendo 100% reciclável. “Dentro das opções de forro disponíveis, o OWAPlan é sempre a nossa primeira escolha. Além de ter estética diferenciada”, afirma a arquiteta.

    espaco-kids-palacio-tangaraO espaço kids do Palácio Tangará recebeu o forro mineral Bolero para garantir conforto acústico adequado para conversação e lazer (foto: Ruy Teixeira)

    Para os demais ambientes, como o espaço kids e as salas de reunião, foi utilizado o forro mineral Bolero de superfície levemente texturizada com excelente absorção sonora (NRC 0,90). Proporcionou também ótimo acabamento e conforto acústico, conforme padrões internacionais.

    DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

    O forro mineral OWAPlan é recomendado para centros culturais, edifícios corporativos, hotéis, instituições de ensino, teatros etc. Além de contribuir para as certificações Leed e Aqua, se destaca pelo aspecto monolítico, sem emendas, com ótimo desempenho acústico, efeito bacteriostático e fungistático, com garantia de 10 anos. A solução possui atenuação acústica de 39 dB a 49 dB.

    O forro mineral Bolero, também é recomendado para os locais já citados. Está disponível no sistema S9b, placa removível que oculta os perfis, permitindo acessibilidade ao entreforro para manutenção. Dessa forma, garante ótimo acabamento. Sua pintura a base de água com pigmentos naturais oferece ação bacteriostática e fungistática. Além disso, devido a sua alta densidade e compactação, apresenta maior resistência mecânica, reduzindo os índices de quebra das bordas durante o transporte, armazenamento e instalação.

    O forro mineral Sandila é largamente utilizado em espaços corporativos, comerciais e instituições de ensino. Ele se destaca pelo ótimo desempenho acústico com índice de absorção sonora de 65% e também por sua textura suave, que o torna esteticamente muito agradável. Aplicado em áreas de staff e circulação interna, o Sandila utilizou sistema de instalação Lay-In que privilegia a facilidade de acesso ao entreforro.

    Descrição da Obra
    Local: São Paulo (SP)
    Data: de 2017 a abril de 2016
    Proprietário da obra: Oetker Collection
    Escritório de arquitetura: Anastassiadis Arquitetos
    Acústica: Akkerman Projetos Acústicos
    Fornecedor: OWA Sonex
    Produtos: forro mineral OWAPlan, forro mineral Bolero e forro mineral Sandila

    LEIA A MATÉRIA COMPLETA

    palacio-tangara
    PALÁCIO TANGARÁ
    SP, SÃO PAULO, Brasil
    Anastassiadis Arquitetos

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo