Desde 1988, a OWA Sonex é referência no segmento de forros e revestimentos acústicos e tem como base quatro pilares: acústica, inovação, design e sustentabilidade. Presente em todo o Brasil, a OWA Sonex produz as Linhas Sonex Illtec – placas, painéis e nuvens acústicas, Nexacustic – forros e revestimentos de madeira e o Fiberwood – forros e revestimentos em fibra de madeira mineralizada. Além das linhas nacionais, dispõe de um amplo portfólio de produtos importados da Alemanha, como os forros minerais OWA e sistemas de perfis metálicos para instalação de forros removíveis.

Canal de contato direto com a

 
Site Telefone
11-40728200-
    Ver todas as matérias

    Painéis de madeira oferecem acústica e segurança ao fogo em auditório

    Com design linear, os painéis Nexalux da OWA Sonex proporcionaram perfeita integração com o projeto de iluminação e acústica, além de atender as normas quanto à resistência ao fogo

    Redação Galeria da Arquitetura

    Em São Paulo, o edifício situado em um terreno de 10 mil m² na Avenida Faria Lima compreende a sede da instituição financeira Itaú BBA. Com cinco pavimentos e lajes extensas, o empreendimento ganhou a identidade da empresa a partir do projeto de interiores elaborado pelo Piratininga Arquitetos Associados.

    Auditório - Painéis Nexacustic

    Além dos escritórios e das salas de reuniões, o edifício do Itaú BBA engloba o auditório, marcado pela parede curva de vidro e o generoso foyer.

    DESAFIO

    O auditório, concebido em uma área de 250 m² com capacidade para receber mais de 200 pessoas, tinha um conceito acústico bem definido: o forro deveria ser constituído por painéis em lâminas de madeira – abertos ou vazados – que permitissem a absorção do som a partir de mantas acústicas fixadas no fundo da laje.

    "De tal maneira, essa concepção seguiria a especificação do forro no entorno – foyer e circulação principal –, com madeiras intercaladas no estilo liso ou canelado. O grande empecilho, nesse caso do auditório, estava na exigência de atender às normas do mercado de prevenção ao incêndio, com um produto que garantisse resistência comprovada ao fogo. E isso não seria possível com o uso de um forro artesanal de madeira", explica Marcos Aldrighi, sócio-titular do escritório Piratininga Arquitetos Associados.

    SOLUÇÃO

    Os painéis de madeira Nexalux, fornecidos pela empresa OWA Sonex, garantiram excelente segurança ao fogo e responderam a todas as demais necessidades estabelecidas. Produzidos em MDF Ignífugo, eles mantiveram o conceito do projeto de forma satisfatória.

    "Foi possível criar um 'pergolado' com réguas de madeira finas, que permitiram também o uso de luminárias lineares embutidas entre os vazios das próprias lâminas, bem como a instalação de outras utilidades necessárias, como sprinklers e caixas de som. Além disso, as réguas de madeira promovem – a quem adentra ao auditório – uma sensação ainda maior do ambiente, sobretudo pela perspectiva que desenham no forro, ressalta Aldrighi.

    No que diz respeito à resistência ao fogo, os painéis Nexalux IG Classe AII atenderam com exatidão a Instrução Técnica IT-10 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. Por isso, estiveram aptos para utilização no auditório.

    DESCRIÇÃO DO PRODUTO

    Nexalux da OWA Sonex é um revestimento linear amadeirado desenvolvido especialmente para oferecer elevado desempenho acústico, proteção ao fogo aliado a um design incomparável. Produzido em MDF proveniente de florestas renováveis, pode ser revestido de melamina amadeirada, folha de madeira ou laqueado em diversas cores, e fornecido em réguas com bordas macho/fêmea, fixadas sobre estrutura de perfis metálicos.

    Descrição da Obra
    Local: São Paulo (SP)
    Data: Início: 2013 / Término: 2015
    Escritório de arquitetura: Piratininga Arquitetos Associados
    Fornecedor: OWA Sonex
    Produto: Nexalux

    LEIA A MATÉRIA COMPLETA

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo