A Ecophon - marca do Grupo Saint-Gobain - oferece ao mercado soluções acústicas completas que aliam design e alta performance. São forros, nuvens, baffles, revestimentos e painéis ideais para projetos nas áreas da saúde, educação, corporativa, entre outros.

Canal de contato direto com a

Site Telefone
11-993572358-
    Ver todas as matérias

    Forros e painéis acústicos ajudam a integrar escritório

    Soluções do portfólio Acústica & Design, da Saint-Gobain, permitiram que ambientes de trabalho e descompressão ficassem no mesmo andar sem interferência sonora

    Instituição financeira
    Os forros e painéis do portfólio Acústica & Design são fáceis e rápidos de instalar (Foto: Divulgação/Piratininga Arquitetos)

    O experiente escritório Piratininga Arquitetos foi chamado para reformar uma instituição financeira localizada na Avenida Faria Lima, São Paulo (SP). A instituição ocupa cinco andares de um edifício comercial. Um deles abriga mesas do tipo plataforma, distribuídas de forma similar às salas de aula em uma área total de 1.420 m².

    A planta original era retangular, de boa geometria e proporção. Com a intervenção arquitetônica, o local se tornou mais colaborativo e descontraído para os funcionários.

    O novo espaço ganhou um hub para encontros, reuniões e apresentações, “ilhas” de trabalho para momentos que exigem maior foco e concentração, além de uma área com copa e sofás.

    Instituição financeira
    Os forros do portfólio Acústica & Design permitiram fácil integração com iluminação e ar-condicionado (Foto: Divulgação/Piratininga Arquitetos)

    DESAFIO

    Para o arquiteto Marcos Aldrighi, houve dois grandes desafios na reforma, que ocorreu entre 2019 e 2020. "Tivemos que propor uma intervenção que mudasse por completo o uso e a forma dos ambientes existentes, além de viabilizar uma obra econômica, que não tivesse grandes e custosas intervenções na infraestrutura existente", comenta.

    Outro aspecto central era com relação acústica, visto que o andar contemplava uma área de descontração, uma de alimentação e uma de reuniões – tudo em um único ambiente. Assim, era inevitável empregar materiais que reduzissem os níveis sonoros, prevenissem ecos e auxiliassem na concentração.

    SOLUÇÃO

    Para solucionar os desafios, o escritório Piratininga decidiu utilizar os Painéis Nexacustic, da Sonex, do portfólio de Acústica & Design do Grupo Saint-Gobain. "Escolhemos os produtos devido às características técnicas de desempenho acústico – que foram determinantes para garantir a eficiência dos espaços – e em razão dos atributos estéticos e de acabamento" comenta o arquiteto.

    Além dos painéis, a empresa utilizou o Forro Mineral Acústico Owaplan 70, o Forro Nexalux 90/65 Ignifugo (classe IIA - IT10) e o Sonex Illtec no hub e na copa.

    Os materiais trouxeram à instituição financeira conforto acústico, clareza na fala, redução de ruído, design único e instalação simples, sem a necessidade de realizar grandes mudanças na infraestrutura.

    Instituição financeira
    Os produtos do portfólio Acústica & Design, da Saint-Gobain, possibilitaram a junção de diversos ambientes em um só local, sem interferências sonoras (Foto: Divulgação/Piratininga Arquitetos)

    MAIS SOBRE OS PRODUTOS

    Os Painéis Nexacustic são ideais para tetos ou paredes de diversos locais. Possuem um desempenho acústico incomparável, sistema exclusivo de fixação e acabamento em melamina ou folha de madeira.

    O Forro Mineral Acústico Owaplan foi desenvolvido para criar uma aparência contínua, sem emendas. Ideal para hospitais, residências, escritórios, escolas entre outros. Sustentável, o forro monolítico tem alta observação sonora, resistência e segurança ao fogo.

    Já o Forro Nexalux possibilita diversas opções de alturas e afastamentos, integrando-se facilmente à iluminação e aos sistemas de ar-condicionado. Feito em MDF, tem fácil instalação e manutenção, diversos modelos e segurança ao fogo.

    O Sonex Illtec apresenta elevado desempenho acústico, fácil instalação, acabamento discreto. Indicado para diferentes aplicações, está disponível em diversas dimensões, formatos e cores.

    DESCRIÇÃO DA OBRA

    Local: São Paulo (SP)
    Prazo: De 2019 a 2020
    Projeto de arquitetura: Piratininga Arquitetos
    Fornecedor: Acústica & Design (Saint-Gobain)
    Produtos: Painéis Nexacustic, Forro Mineral Acústico Owaplan 70, Forro Nexalux 90/65 Ignifugo (classe IIA - IT10) e Sonex Illtec

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo