A Ecophon - marca do Grupo Saint-Gobain - oferece ao mercado soluções acústicas completas que aliam design e alta performance. São forros, nuvens, baffles, revestimentos e painéis ideais para projetos nas áreas da saúde, educação, corporativa, entre outros.

Canal de contato direto com a

Site Telefone
11-993572358-
    Ver todas as matérias

    Produtos do Grupo Saint-Gobain reformulam instituto de oncologia

    O ICESP utilizou painéis da Sonex, marca do portfólio de Acústica & Design do Grupo Saint-Gobain, no anfiteatro da instituição, melhorando acústica e integração

    Auditório do Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP)
    A fácil higienização dos painéis acústicos foi uma das vantagens consideradas no projeto (Foto: Guilherme Rebello/Elephant Studio)

    O Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP) Octavio Frias de Oliveira foi fundado em 2008 e é um dos maiores institutos de oncologia da América Latina. Está localizado no conjunto hospitalar do Hospital das Clínicas, em São Paulo (SP).

    O empreendimento possui um anfiteatro – com mais de 400 m² – que foi reformulado, sendo composto por três auditórios com tamanhos variados e acessíveis (poltronas e espaços para pessoas obesas, com cadeira de rodas ou cão-guia).

    O primeiro auditório tem 203 poltronas espalhadas por 250 m². Já o segundo e o terceiro possuem 15 mesas e 42 cadeiras distribuídas por 85 m² cada.

    Além disso, há cabines de projeções e traduções simultâneas, hall de acesso e foyer em cada auditório.

    DESAFIO

    Segundo Maria Zemella, arquiteta da Vernare Projetos, o grande desafio da reforma do anfiteatro era resolver a falta de integração das três salas. A estrutura dificultava a execução de grandes eventos. Além disso, o anfiteatro – de um modo geral – tinha problemas crônicos de acústica.

    “A especificação dos materiais também demandou uma atenção especial com a facilidade de manutenção e limpeza", comenta a arquiteta. Afinal, por se tratar de um hospital, era necessário adotar produtos que permitissem limpeza e higienização frequentes.

    Auditório do Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP)
    As soluções da Sonex evitam interferências sonoras entre os auditórios (Foto: Divulgação/Vernare Projetos)

    SOLUÇÃO

    O projeto reconfigurou todo o local e criou um anfiteatro em forma de arena, com ampliação de 60% no número de lugares e acústica que possibilitou a utilização dos três auditórios separadamente, sem nenhuma interferência sonora. Porém, caso necessário, também é possível juntar os ambientes facilmente, apenas abrindo as divisórias retráteis, sem perder a acústica adequada para um espaço tão grande.

    Para isso, foram especificados produtos da Sonex, marca do portfólio de Acústica & Design do Grupo Saint-Gobain. Zemella diz que a empresa “sempre foi referência em produtos acústicos para nossos projetos. E precisávamos aplicar o que havia de melhor no mercado em termos de painéis acústicos”.

    Nas paredes laterais dos auditórios, foram aplicados os painéis Nexacustic; e nos forros, foram utilizados os painéis modulares de MDF Nexalux (ambos da Sonex, do portfólio de Acústica & Design) para melhorar a absorção sonora.

    No que diz respeito à assepsia, os materiais fornecidos pelo Grupo Saint-Gobain se tornaram a melhor escolha, considerando que a fácil higienização é uma de suas principais vantagens.

    Auditório do Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP)
    Os produtos do Grupo Saint-Gobain garantiram o tratamento acústico ideal nos ambientes (Foto: Guilherme Rebello/Elephant Studio)

    MAIS VANTAGENS

    Nexacustic é um material fonoabsorvente com alto desempenho acústico, diversas perfurações e acabamentos. O painel pode ser usado tanto nas paredes quanto nos tetos de escolas, casas de shows, academias, auditórios, entre outros.

    Nexalux é um painel modular feito de MDF que também pode ser usado em tetos e paredes. Com diversas cores, apresenta design diferenciado e ótima performance acústica.

    DESCRIÇÃO DA OBRA

    Local: São Paulo (SP)
    Prazo: Junho de 2021 a janeiro de 2022
    Projeto arquitetônico: Vernare Projetos
    Fornecedor: Sonex (Portfólio Acústica & Design Saint-Gobain)
    Produtos: Nexacustic 16 Ignifugo Cerezzo e Nexalux 90/75 Ignifugo Cerezzo

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo