A Ecophon - marca do Grupo Saint-Gobain - oferece ao mercado soluções acústicas completas que aliam design e alta performance. São forros, nuvens, baffles, revestimentos e painéis ideais para projetos nas áreas da saúde, educação, corporativa, entre outros.

Canal de contato direto com a

Site Telefone
11-993572358-
    Ver todas as matérias

    Painéis Sonex contribuem para acústica e segurança de museu

    Nexacustic Ignifugo 32 e Sonex Illtec compõem a restauração do Museu da Língua Portuguesa com ótima absorção acústica e segurança contra o fogo

    Museu da Língua Portuguesa
    Nexacustic Ignifugo 32 e Sonex Illtec se integraram facilmente ao projeto (Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)

    Fundado em 2006, o Museu da Língua Portuguesa é um prédio com três andares localizado na Praça da Luz – ao lado da clássica estação de trens – no centro de São Paulo (SP). O edifício foi criado para mostrar toda a história e a evolução da língua de forma interativa.

    Após quase uma década de existência, o prédio foi parcialmente destruído por um incêndio de grandes proporções em 2015. Depois da tragédia, o governo paulista, junto com a Fundação Roberto Marinho, reformou o museu. O local foi reaberto em 2021.

    Atualmente, o Museu da Língua Portuguesa é composto por saguão de entrada, salas de projeções, auditório e terraço ao longo de andares completamente reforçados.

    DESAFIO

    Por se tratar de um prédio muito antigo que fica ao lado de uma das maiores estações de trem e metrô do país – consequentemente muito barulhenta – um dos grandes desafios, segundo Marcos Holtz, diretor da empresa Harmonia e consultor de acústica do projeto, era “trabalhar a acústica com produtos leves e elementos de vedação precisos em um edifício histórico muito antigo e com várias limitações de estrutura”.

    Além disso, por ser um museu sobre língua portuguesa e comunicação, o som era uma palavra-chave no projeto. Todos os áudios e vídeos transmitidos nas exposições precisavam ser escutados com clareza.

    Como o museu foi parcialmente destruído em um incêndio, a escolha de materiais seguros e que não propagassem fogo também era fundamental. Holtz afirma que o projeto precisava “atender todas as regulamentações atualizadas do Corpo de Bombeiros, a IT10 (Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros)”.

    Museu da Língua Portuguesa
    Os painéis foram utilizados no saguão de entrada, nas exposições Leste-Oeste, nas salas de projeções e no auditório (Foto: Divulgação/Marcos Holtz)

    SOLUÇÃO

    Com produtos reconhecidos no mercado pela qualidade, a Sonex – do Grupo Saint-Gobain – doou os painéis acústicos Nexacustic Ignifugo 32 e Sonex Illtec para a reformulação do Museu da Língua Portuguesa.

    Os painéis ofereceram ótima absorção acústica e se adaptaram facilmente ao projeto. E mais: garantiram proteção contra a propagação do fogo, uma vez que possuem classificação II-A (material com menores riscos de combustão e baixa emissão de fumaça), primordial para a obra.

    O arquiteto decidiu utilizar os painéis acústicos pois, segundo ele, a Sonex é confiável, tem um departamento técnico bem desenvolvido e produtos eficientes. “A empresa cumpre o que promete. Os produtos foram realmente adequados para as aplicações que definimos”.

    Os painéis Sonex Illtec foram utilizados no saguão de entrada (na cor branca) e nas exposições Leste-Oeste e em salas de projeções do segundo andar (na cor preta). Já o Nexacustic Ignifugo 32, no acabamento de madeira (MDF), foi inserido no auditório do terceiro andar.

    Museu da Língua Portuguesa
    Instalados nos tetos e nas paredes, os produtos da Sonex garantiram proteção contra a propagação de chamas (Foto: Divulgação/Marcos Holtz)

    VANTAGENS

    Além das vantagens citadas, o Sonex Illtec e o Nexacustic Ignifugo 32 são modernos e seguros. Possuem, ainda, uma ampla cartela de cores. Sonex Illtec é produzido com espuma acústica de melamina, que conta com uma tecnologia exclusiva para evitar a propagação de chamas e de fumaças tóxicas. Já o Nexacustic Ignifugo 32 tem como matéria-prima o MDF Ignífugo com resina não combustível. Ambos atendem à Classe IIA conforme a NBR 16626 e a IT10.

    Os painéis foram instalados nos tetos e nas paredes de vários lugares de forma fácil e harmônica. Segundo Holtz, os materiais “contribuíram para que os visitantes do museu tivessem uma boa experiência com uma qualidade acústica de primeira linha”.

    Museu da Língua Portuguesa

    Descrição da Obra

    Local: Praça da Luz, São Paulo (SP)
    Prazo: Janeiro de 2016 até Julho de 2021
    Projeto: Museu da Língua Portuguesa
    Fornecedor: Sonex, do Grupo Saint-Gobain
    Produtos: Sonex Illtec e Nexacustic Ignifugo 32



Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo