A Ecophon - marca do Grupo Saint-Gobain - oferece ao mercado soluções acústicas completas que aliam design e alta performance. São forros, nuvens, baffles, revestimentos e painéis ideais para projetos nas áreas da saúde, educação, corporativa, entre outros.

Canal de contato direto com a

Site Telefone
11-993572358-
    Ver todas as matérias

    Painel combina acústica e estética para modernizar shopping

    Nexalux, da OWA Sonex, também se destacou por integrar-se facilmente aos sistemas de iluminação, ar condicionado e sprinklers

    shopping nova santa mariaAlém da performance acústica, Nexalux se destacou pelo design (foto: divulgação/Collaço e Monteiro Arquitetos Associados)

    Localizado em Santa Maria (RS), o Shopping Praça Nova Santa Maria é um empreendimento projetado pelo escritório Collaço e Monteiro Arquitetos Associados. O complexo é composto por 180 lojas e outras atrações, ampliando as opções de compra, lazer, gastronomia e cultura para os moradores da região. O local é considerado o maior do setor na cidade gaúcha.

    DESAFIO

    Como qualquer empreendimento concebido para comportar um grande número de pessoas, o Shopping Praça Nova Santa Maria demandou um projeto de acústica para atenuar os ruídos, principalmente na área externa composta por restaurantes e bares. A praça de alimentação, projetada com design clean e estética apurada, precisava de uma solução que atendesse a esses requisitos.

    “Em espaços abertos o som precisa ser contido o mais próximo possível da fonte para que não se disperse. O forro acústico tem a propriedade de conter os sons, evitando a reverberação e favorecendo a comunicação entre as pessoas”, explica a arquiteta Claudia Large.

    praça de alimentação do shopping nova santa mariaAlém da performance acústica, Nexalux se destacou pelo design (foto: divulgação/Collaço e Monteiro Arquitetos Associados)

    SOLUÇÃO

    O escritório Collaço e Monteiro Arquitetos Associados contou com o apoio da OWA Sonex, empresa especialista em soluções acústicas, que forneceu o Nexalux – painel linear ripado de MDF. Disponível em módulos removíveis, se destacou – primeiramente – pela facilidade de instalação e, consequentemente, de manutenção, pois as peças podem ser encaixadas/desencaixadas da estrutura de maneira modular.

    O projeto é composto por um pergolado que se estende por um bom espaço no jardim com vidros altos (aproximadamente 2m de altura), essa solução foi pensada para proteger os usuários dos sons externos e das intempéries.

    Essa estrutura se integra a área de alimentação, onde está o Nexalux, que combinado com o forro da estrutura que protege o espaço, proporciona elevado conforto acústico, reduzindo consideravelmente o índice de ruídos. E não só isso: atende à exigência estética do projeto, já que possui design elegante que combinou perfeitamente com o lugar e com o pergolado do jardim.

    "O produto da OWA Sonex possui excelente qualidade de absorção, atendendo às necessidades técnicas do projeto. Também é elegante, sofisticado e tem o aconchego do tom amadeirado. Tudo isso preencheu as prerrogativas estéticas que desejávamos", diz Lage.

    Nexalux também apresentou fácil integração com os sistemas de iluminação, ar condicionado e sprinklers. Além disso, se destacou por ser uma solução sustentável, pois é fabricado em MDF e possui baixa emissão de VOC (Classe E1).

    DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

    Nexalux é produzido em MDF e pode ser especificado para tetos ou paredes. Capaz de agregar elegância aos locais em que é aplicado, pode ser usado em: salas de conferência, auditórios, escritórios, restaurantes, edifícios comerciais, institutos de ensino e mais.

    Disponível nos modelos Vert e Horizon, que proporcionam diversas possibilidades de alturas e afastamentos. Também se destaca pela resistência ao fogo, pois possui padrões de certificação Classe ll-A de segurança ao fogo.

    Descrição da Obra
    Local: Santa Maria(RS)
    Data: 2017
    Escritório de arquitetura: Collaço e Monteiro Arquitetos Associados
    Fornecedor: OWA Sonex
    Produtos: Nexalux

    LEIA A MATÉRIA COMPLETA

    shopping nova santa maria
    SHOPPING PRAÇA NOVA SANTA MARIA
    Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
    Collaço e Monteiro Arquitetos Associados

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo