A Ecophon - marca do Grupo Saint-Gobain - oferece ao mercado soluções acústicas completas que aliam design e alta performance. São forros, nuvens, baffles, revestimentos e painéis ideais para projetos nas áreas da saúde, educação, corporativa, entre outros.

Canal de contato direto com a

Site Telefone
11-993572358-
    Ver todas as matérias

    Centro de lazer do SESC utiliza painéis acústicos da OWA Sonex

    Os painéis Sonex illtec Baffle e Nexacustic garantem conforto acústico e visual harmônico com os elementos da arquitetura

    O Rio Jundiaí, o Jardim Botânico e os pontos altos da cidade, como a Serra do Japi, criam o pano de fundo do local aonde se estabelece o Centro de Lazer do SESCSP (Serviço Social do Comércio do Estado de São Paulo), na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo. Com 20 mil m² de área construída, o complexo tem projeto assinado pelo escritório Teuba Arquitetura e Urbanismo.

    Áreas de convivência - SESCÁreas de convivência do Centro de Lazer do SESC Jundiaí SP contaram com os painéis Sonex illtec Baffle na cor preta, o que garantiu conforto acústico sem interferir no visual (Foto: Felipe Gonçalves)

    Concebido em uma topografia longa e estreita, o empreendimento possui uma arquitetura moderna, constituída por dois blocos – o bloco horizontal em curva suave e grandes aberturas, contorna o outro bloco vertical, o cilindro azul. Os blocos se encontram num grande hall central, de onde é possível visualizar vários ambientes e eventos do conglomerado.

    O Cilindro azul, ponto de destaque do projeto, recebe o ginásio, a biblioteca, o laboratório de tecnologia e artes, entre outros ambientes.

    O complexo é formado por espaços que integram as áreas internas e externas. Conta com biblioteca, salas de oficina, de ginástica e de lazer, vestiários, ginásio poliesportivo, piscinas, clínica odontológica, praça de alimentação, área para exposições e parte administrativa.

    DESAFIO

    Ao tratar das necessidades térmicas e acústicas, o projeto teve o apoio do escritório Daltrini e Granado. Em parceria, foi possível identificar o tipo de tratamento acústico para cada ambiente, do ponto de vista estético e funcional. No entanto, uma exigência era consensual: o produto deveria assegurar a absorção acústica de modo a harmonizar-se com os demais elementos arquitetônicos, sem interferir na essência visual dos espaços.

    SOLUÇÃO

    A OWA Sonex forneceu produtos de duas diferentes linhas: os painéis Sonex illtec Baffle e os painéis Nexacustic. O primeiro foi utilizado nos espaços de convivência, áreas administrativas (pavimento térreo e superior), salas de atividades esportivas e de recreação, além da biblioteca, enquanto o segundo foi aplicado no teatro.

    “Sonex illtec Baffle foi especificado na cor preta. Sua instalação compreendeu os espaços entre a laje e as grelhas vasadas, possibilitando o bom desempenho acústico sem interferência visual nos espaços de uso público, nas inúmeras atividades do SESC”, ressalta Christina de Castro Mello, arquiteta do Teuba.

    SESC Jundiaí - Forros - OWAMateriais da OWA se destacaram pela funcionalidade e simples aplicação (Foto: Felipe Gonçalves)

    Já os painéis Nexacustic, na opinião da profissional, destacaram-se não apenas pelas propriedades acústicas, mas também por tratar-se de um produto ignífugo, que atende às exigências de segurança do Corpo de Bombeiros.

    “Além disso, o acabamento deste painel no padrão madeira Cerezzo nas paredes do teatro criou uma ambientação adequada à sala de espetáculos, fazendo um contraponto aos demais acabamentos na cor vermelho terra”, complementa.

    DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

    Os painéis Sonex illtec Baffle são elementos leves (densidade 10 kg/m3) com elevada performance acústica (NRC 0,90), disponíveis em várias modulações e cores. Têm alta resistência ao fogo (Classe IIA) e atendem aos requisitos máximos de segurança estabelecidos pela NBR 9442/IT-10. Dispostos verticalmente como um pergolado acústico, são suspensos por cabos de aço ou tirantes, sendo indicados para ambientes com cobertura metálica, laje, forro ou qualquer outra estrutura.

    Os painéis Nexacustic estão disponíveis em diversos padrões de frisos e perfurações proporcionando conforto acústico e um visual elegante aos ambientes. Produzidos em MDF Ignifugo com acabamento em melamina, folha de madeira ou laqueado em diversas cores, oferecem segurança ao fogo Classe IIA (mdf ignífugo), atendendo aos mais rigorosos requisitos do Corpo de Bombeiros de SP (IT-10).

    Descrição da Obra
    Local: Jundiaí (SP)
    Data: Início: 2008 / Término: 2015
    Proprietário da obra: SESCSP (Serviço Social do Comércio do Estado de São Paulo)
    Construtora: Paulitec
    Escritório de arquitetura: Teuba Arquitetura e Urbanismo
    Acústica e conforto térmico: Daltrini Granado Arquitetura e Conforto Ambiental; Modal
    Fornecedor: OWA Sonex
    Produtos: Sonex illtec Baffle | Nexacustic

    LEIA A MATÉRIA COMPLETA

    SESC Jundiaí
    SP, SÃO PAULO, Brasil
    Teuba Arquitetura e Urbanismo

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo