Home > Referências de fornecedores e produtos > Marko Sistemas Metálicos

Canal de contato direto com a

 
Site Telefone
21-32820400-
    Ver todas as matérias

    Inteligência em coberturas metálicas

    O sistema Roll-on alia o conceito de produto industrial, que possibilita velocidade na pronta-entrega e montagem com a metodologia BIM, tornando-se o produto referencial em coberturas

    Redação Galeria da Arquitetura

    Cobertura Roll-on

    A Cobertura Roll-on, fabricada exclusivamente pela Marko Sistemas Metálicos, nasceu com o conceito de um produto industrial, introduzindo os princípios da Indústria Automobilística na Construção Civil, como produção em massa, fabricação em série, padronização e controle de qualidade no processo fabril. Este viés vanguardista e inovador possibilitou que fosse dado mais um passo importante rumo ao futuro. No início de 2020 foi criado o núcleo RoBIM/Roll‑on BIM na empresa, implementando a metodologia BIM (Building Information Modeling), que permite a construção de um modelo virtual, digital e preciso de uma edificação.

    Quando completo, esse modelo contém a geometria exata, além de todos os dados relevantes e necessários para dar suporte à construção, à fabricação e ao fornecimento de insumos necessários.

    Cobertura Roll-on

    VANTAGENS DO BIM

    A característica de padronização do Sistema Roll-on permitiu a implementação da metodologia BIM de forma direcionada às principais formas de usos aos quais os modelos seriam submetidos, como o Desenvolvimento de Modelos BIM para Documentação de Projetos, Quantificação de Matéria-prima, Coordenação BIM de Projetos e, no que tange à fase de pré-venda, o desenvolvimento de Maquetes Virtuais, possibilitando que clientes e parceiros tivessem uma primeira impressão da obra, como se estivesse pronta. Também na fase de pré-venda, o uso da programação computacional se fez presente, com o desenvolvimento de aplicações próprias, que tornaram o processo de orçamentação mais rápido e preciso, diminuindo consideravelmente o tempo de geração de propostas e melhorando a qualidade dessas entregas, uma vez que, agora, os clientes recebem uma obra virtualizada e modelada, nos detalhes, não mais desenhos bidimensionais baseados em linhas.

    Além disso, o tempo despendido anteriormente no processo de documentação e quantificação pôde ser redirecionado para a análise e o estudo de soluções mais inteligentes na área de Projetos. Atualmente, no caso dos projetos vendidos, isto significa transferir toda essa informação qualificada ao setor de engenharia, oferecendo uma solução mais robusta, gerando qualidade da informação trocada entre os setores, onde, o modelo BIM se torna um centralizador de todos os dados e informações a respeito do projeto. A melhoria no fluxo e qualidade da informação é claramente percebida e se torna mais um diferencial agregado ao Sistema de Cobertura Roll‑on.

    O trabalho de especificação do produto junto aos escritórios de arquitetura e construtoras também está sendo extremamente importante. Para isso, a Marko desenvolveu, além de uma biblioteca BIM, vídeos tutoriais para permitir que essas empresas possam conceber seus projetos básicos já implementados com as soluções Roll-on. Os maiores desafios atuais de um projeto como esse são qualidade, prazo e a assertividade nos detalhes, evitando retrabalhos ou definições tardias, com impactos no cronograma e custos do empreendimento. A utilização do BIM resulta em salto colossal na melhoria da qualidade e detalhamento projetual. Sejam bem-vindos ao futuro.

    Cobertura Roll-on
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo