Canal de contato direto com a

 
Site Telefone
11-25982572-
    Ver todas as matérias

    Retatherm: solução impermeabilizante e termoacústica para telhados

    A resina possui propriedades que garantem o isolamento termoacústico de telhados e paredes que sofrem com incidência de raios solares ou qualquer outra fonte de calor ou ruído

    Redação Galeria da Arquitetura

    (foto: divulgação/Retaprene)

    Retatherm é uma resina de poliuretano bicomponente utilizada em telhados que diminui de 35% a 40% a temperatura de contato do telhado com relação à temperatura externa. Ao ser aplicada, deixa a superfície branca ou aluminizada, contribuindo para a reflexão do calor. Com boa aderência, pode ser utilizada em diferentes substratos, como fibrocimento, concreto, madeira, plástico e metal.

    Por diminuir a incidência do calor vinda de fontes naturais ou artificiais (em ambientes fechados ou abertos), Retatherm também diminui os custos com energia elétrica gerados pelos equipamentos de climatização. Quanto maior a espessura da resina aplicada, maior a ação isolante.

    BENEFÍCIOS ACÚSTICOS E IMPERMEABILIZANTES

    (foto: divulgação/Retaprene)

    A expansão proporcionada pela resina – de aproximadamente 300% por camada aplicada – resulta em considerável atenuação de ruído (até 30 dB) em divisórias e telhados (casos de coberturas metálicas submetidas a fortes chuvas e ao efeito do granizo). Por isso, é ideal para ambientes que requerem bons índices acústicos.

    Já do ponto de vista da capacidade impermeabilizante, o produto (durante a fase líquida) penetra facilmente nas fissuras e nos vãos entre as telhas, realizando completa vedação devido à sua ação expansiva. Também protege os elementos de fixação do telhado, como também o próprio telhado (quando metálico) contra a corrosão.

    BENEFÍCIOS

    • Produto totalmente atóxico (livre de VOCs)
    • Aumento do conforto térmico
    • Antichama
    • Evita condensações internas devido à diferença de temperatura externa/interna
    • Relação custo-benefício atraente (economia de energia elétrica)
    • 5 anos de garantia do material aplicado

    (crédito: divulgação/Retaprene)

    VANTAGENS

    Isolante térmico: reduz a temperatura do ambiente interno em até 40%, tendo como base a temperatura externa x temperatura interna

    Isolante acústico: ao se expandir e gerar microbolhas no interior da estrutura, Retatherm reduz o ruído (pode diminuir o barulho em até 30 dB no interior do pavilhão). Estes valores dependerão de outros fatores, tais como: distância da fonte de ruído ao ponto audível, intensidade do ruído gerador e espessura da película Retatherm (quanto maior a espessura, menor o ruído)

    Impermeabilizante: em razão de sua elasticidade e expansão (expande-se em até quatro vezes a espessura inicial), o revestimento faz a vedação perfeita dos vãos entre telhas, cobrindo os parafusos e porcas de fixação

    LAUDOS

    Retatherm Termoacústico possui dois laudos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

    Um determina a condutividade, a resistência e a condutância térmica de materiais em forma de placas (Procedimento de ensaio CETAC-LCA-PE-021), baseado na norma ASTM C 177/2013. Foram constatados os seguintes resultados: condutividade térmica de 0,065 W/m.k; 34,8°C em face quente; 13,8°C em face fria; 24,3 °C em face média.

    O outro laudo é sobre a refletância à radiação solar (Adaptação do procedimento de ensaio CETAC-LCA-PE-046), baseado na Norma ASTM E 1918-06 – Standard Test Method for Measuring Solar Reflectance of Horizontal and Low-Sloped Surfaces in the Field. O resultado é de 66° de refletância à radiação solar.

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo