> > > Laguna H07

Laguna H07

Laguna H07
Linhas retas e bem-definidas, madeira em abundância, arquitetura simples e integração dos espaços são fortes características do Laguna H07 Foto/Imagem:Rogério Maranhão

Simplicidade nas formas

Duas caixas sobrepostas emolduram a paisagem tropical da lagoa Mundaú, em Alagoas, onde a casa Laguna H07 está localizada. Estilo contemporâneo, formas limpas, retas e bem-definidas foram as características escolhidas pelo escritório Fagá Arquitetura & Design na concepção do projeto.

“Respeitados todos os recuos mínimos e propusemos uma planta em formato de “L” invertido, na qual o volume principal está em um dos limites laterais, permitindo um melhor aproveitamento do terreno. A sensação que temos, por se tratar de um condomínio fechado e os terrenos serem iguais, é que a implantação toma dois lotes”, conta o arquiteto Rodrigo Fagá Rocha.

Estrutura

O objetivo do escritório ao definir estrutura foi obter grandes vãos sem a presença de pilares e promover grandes aberturas com esquadrias com folhas de correr. Para implantar a solução, os arquitetos precisaram utilizar um sistema de lajes nervuradas do tipo cubeta, que permite uma redução na altura final e na quantidade de vigas.

Distribuição dos ambientes

Os ambientes foram distribuídos em três pavimentos. No subsolo estão adega, sala de jogos e home theater; no pavimento térreo, suíte de hóspedes, salas, cozinha gourmet, anexo de serviço e apoio de lazer, como a sauna; e no pavimento superior, a área íntima. “A escada engastada em concreto, ganhou destaque no pavimento térreo, pois é emoldurada com placas de vidro incolor. Além de permitir os acessos entre os pavimentos, ela possibilita a entrada de luminosidade natural no vazio do pavimento do subsolo”, explica.

Iluminação natural

Sistemas de claraboias em policarbonato composto e incolor foram utilizados com o intuito de camuflar as janelas do banheiro. Com sistemas de captação direcionados para as ventilações predominantes, foram permitidas não só a entrada da luminosidade natural, mas, também, da ventilação nesses ambientes

Com grandes folhas de correr, de alumínio com vidro incolor ou madeira natural, a residência tem grandes vãos que podem ser integrados a terraços e deques externos, permitindo diversos usos.

“Um detalhe interessante projetado na iluminação interna são os rasgos executados diretamente nas alvenarias. São espécies de nichos, nos quais utilizamos uma luminária com caixas brancas e lâmpada AR 70, na parte superior, que funciona como arandela. Cria-se um cenário intimista e bastante acolhedor em todo interior, demarcando as circulações”, comenta Rodrigo.

Destaque do projeto

“O que mais me atrai neste projeto é a simplicidade da forma, a possibilidade dos usos diversos e a integração dos ambientes ao redor de uma cozinha gourmet, que evidencia o papel do gourmet e, ao mesmo tempo, é o coração da casa com três lâminas e funções bastante definidas e setorizadas”, finaliza.


Escritório

Fagá Arquitetura8 projeto(s)

Local: AL, Brasil
Início do projeto: 2011
Conclusão da obra: 2012
Área do terreno: 920
Área construída: 486

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo