> > > Residência Rock Valley

Residência Rock Valley

Residência Rock Valley
Com ambientes aconchegantes e pé-direito duplo, residência oferece charme ao alto da serra fluminense Foto/Imagem:MCA

Encanto serrano

Totalmente integrada à paisagem do alto da serra fluminense, a residência – localizada em um condomínio privado de Araras, no Rio de Janeiro – teve projeto idealizado pelo escritório Ouriço Arquitetura. A proposta explora madeira e metal para protagonizar a estrutura e insere esquadrias pretas nas janelas dos ambientes com pé-direito duplo para dar à residência um ar de galpão.

Os arquitetos responsáveis pelo projeto, Luiz Eduardo de Almeida e Roberto Figueiredo, apontam a implantação no terreno como o maior desafio da obra. “O terreno era úmido e tinha uma área quase plana e outra bastante inclinada”, explicam. Além disso, a residência deveria ser muito clara com entrada de luz natural. “Com vãos fartos bem posicionados e janelões sem cortina, conseguimos inserir o exterior dentro da casa”, ressaltam.

Programa

O piso térreo abriga a cozinha, a sala e uma varanda que funciona como prolongamento da sala de jantar – voltada para a piscina. No piso inferior a este, um lavabo se encontra junto à garagem e dependências de serviço. Já os quartos estão instalados no piso superior. “Esses ambientes íntimos se conectam através de um largo corredor que pode ser completamente aberto para um grande gramado”, destacam os arquitetos.

Tijolo e madeira predominam

A madeira de demolição foi escolhida para personalizar o piso e o forro da residência. O tijolo, por sua vez, reveste toda a fachada. “Escolhemos a madeira pela baixa manutenção que exige. Por estar em uma região serrana, sem maresia, ela resiste ao longo do tempo”, enfatizam.

Décor rústico

Com muito espaço verde e a bela piscina, a casa de férias também conta com sauna, SPA, home theater, pérgula, cozinha gourmet e uma imponente lareira de ferro.

A decoração é marcada por peças garimpadas na região serrana e objetos trazidos do exterior sempre com um misto de rusticidade e modernidade.

 


Escritório

Ouriço Arquitetura e Design2 projeto(s)

Local: RJ, Brasil
Início do projeto: 2005
Conclusão da obra: 2006
Área do terreno: 6.000
Área construída: 480

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo