> > > Casa PR

Casa PR

Casa PR
Implantada em um terreno de 450 m², a Casa PR é bem provida de iluminação e ventilação naturais e presença do verde que invade os ambientes Foto/Imagem:Daniel Santo

Contemplando o exterior

Com projeto assinado pelo arquiteto Laércio Fabiano, a Casa PR – situada em um condomínio fechado em Bauru (SP) – priorizou um layout integrado para o bom convívio e a interação entre os moradores. Além disso, grandes aberturas possibilitam a presença do verde nos ambientes internos.

Implantada em um terreno com 450 m², a morada é bem provida de espaços fluidos. O único pavimento (térreo) organiza os espaços social e íntimo da família. O programa dispõe três suítes – sendo uma máster –, salas de estar e jantar, área de serviços, escritório privativo e piscina com deck de madeira e extensa área verde.

Para garantir iluminação e ventilação naturais e, ao mesmo tempo, privacidade, a sala de estar e a cozinha receberam fechamentos laterais em vidros, que proporcionam belíssima vista para a área de lazer com jardim que percorre toda a lateral da casa. 

Esses caixilhos de vidro podem ser totalmente abertos, integrando as áreas externa e interna.

Já a área íntima foi pensada para ser um espaço de permanência mínima, fortalecendo o conceito de um bom convívio familiar. Todos os cômodos têm acesso ao jardim particular do projeto.

Os caixilhos de vidro, quando abertos, integram os ambientes Foto: Daniel Santo 

Cobertura em destaque

A cobertura inclinada proporciona amplo pé-direito na área interna, garantindo conforto térmico. Além disso, destaca-se por ter duas camadas – estrutura metálica e finalização com forro de madeira. O sistema, além de ter design moderno, otimiza a eficiência energética da casa.

“A cobertura metálica inclinada é o grande destaque do projeto. Além de seu incrível efeito estético, ela proporciona uma grande entrada de luz natural durante todo o período do dia”, explica o arquiteto Laércio Fabiano.

Na fachada, o escritório explorou o uso de materiais atemporais: concreto, madeira, aço e o vidro. A harmonia entre os elementos resultou em um equilíbrio visual combinado ao paisagismo minimalista.

No bloco social, os painéis ripados de madeira cumaru compõem o forro da cobertura inclinada e as paredes, promovendo um ambiente aconchegante e com um toque sofisticado.

Veja outras casas na Galeria da Arquitetura:

Casa AA, por Pascali Semerdjian Arquitetos

Casa CR, por Obra Arquitetos

Casa em Ubatuba II, por SPBR Arquitetos


Escritório

Laércio Fabiano Arquitetura1 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Conclusão da obra: 2020
Área do terreno: 450
Área construída: 259

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo