> > > Apartamento Nova York

Apartamento Nova York

Apartamento Nova York
Uma família que morou por 8 anos na Holanda convidou o FCstudio para projetar seu novo lar com estilos e inspirações do país Foto/Imagem:Pedro Kok

Inspiração holandesa

O Apartamento Nova York, localizado na cidade de São Paulo, é resultado de um processo criativo que levou em consideração o pedido dos moradores: enaltecer a cultura e o design holandês – já que moraram no país por 8 anos – em todos os ambientes. O projeto é de autoria do escritório FCstudio.

Além disso, os arquitetos levaram em consideração a logística específica da rotina dos quatro moradores, categorizando os espaços de acordo com as reais necessidades de cada um. Suítes exclusivas, escritório e brinquedoteca surgiram durante o briefing.

Caixas programáticas

A composição formal e cromática reuniu as áreas de mesma função, gerando quatro caixas programáticas, dentro do espaço único com 178 m² e com pé-direito duplo.

A primeira caixa é composta pelo hall de entrada e acesso ao lavabo. A cor rubi destaca esse espaço que funciona como um intervalo entre dentro e fora do apartamento.  Em frente ao elevador, expusemos a coleção de miniaturas holandesas do casal, para que logo na entrada, exista essa conexão com a memória afetiva da família.

No pé-direito duplo foi idealizado o mezanino Foto: Pedro Kok 

A segunda caixa é composta pela mesa que divide a cozinha e sala de estar, e um grande móvel que recebeu a tensoflex como artificio luminotécnico que simula o nascer e pôr do sol, através da dimerização dos leds. Através dessa luz cálida e mutável, conseguimos mudar o caráter do espaço integrado e único desse apartamento. A terceira caixa é o mezanino que abriga o escritório e a quarta caixa é a estante da brinquedoteca.

“Os materiais respeitam uma mesma paleta de cores. O uso de tons claros de madeira foi o artificio que nos aproximou às referencias iniciais. O mobiliário foi todo trazido da Holanda e alguns desenvolvidos por nós, assim como todo o detalhamento de marcenaria”, conta o arquiteto Flávio Castro.

O projeto do Apartamento Nova York traduziu, em arquitetura de interiores, os desejos emocionais da família, sem ignorar a funcionalidade necessária e específica. 

Veja outros apartamentos na Galeria da Arquitetura:

Loft Diego, por Arquitetura Nacional

Duplex Ipiranga, por Pietro Terlizzi Arquitetura

Apartamento Caio Castro, por MORA estúdio


Escritório

FCstudio17 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Conclusão da obra: 2020
Área construída: 178

Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo